O médico Edilson Melo, faleceu na última sexta-feira em Fortaleza. No início da década de oitenta Edilson recebeu a tarefa do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, de organizar células partidárias na região do Cariri. Residiu no Crato por alguns anos, cumprindo essa tarefa. Militou ao lado de comunistas históricos da cidade como Roberto Siebra, Jaire de Lima, Cacá Araújo, Tancredo Lobo, dentre outros. O médico presidiu o partido, no Crato.
Natural de Mucambo, Edilson foi da turma de medicina da UFC de 1974 e fez parte da geração que entrou no Partido no final da década de 1970 e início dos 80, quando o PCdoB lutava na clandestinidade contra a ditadura.
Iniciou sua militância em Fortaleza, atuando como médico no movimento comunitário em bairros da periferia.
Foi membro do Comitê Estadual e do Comitê Municipal de Fortaleza. Militou no núcleo de médicos e médicas da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil CTB - CE.
Para o ex-senador da república, Inácio Arruda, Edilson foi “um homem decidido a construir um mundo novo, socialista” e destaca que ele “assumiu inúmeras tarefas na reconstrução partidária, no período da ditadura e pós ditadura". Participou da estruturação do Partido no movimento comunitário, fazendo atendimento na periferia, foi para a cidade do Crato, reconstruir o Partido”.
O Presidente do PCdoB no Crato, Samuel Duarte Siebra, reconhece a importância do militante e dirigente comunista como “farol da luta revolucionária no Ceará e no país”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário