sexta-feira, 3 de março de 2023

Chuvas devem continuar no Ceará neste fim de semana, diz Funceme


As chuvas devem continuar no Ceará durante este fim de semana, principalmente neste sábado (4 de março de 2023) na região centro-norte, segundo a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (3) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Funceme indica ainda previsão de chuvas para o centro-sul, porém, são esperados registros mais isolados.


Já no domingo (5), a previsão, aponta para redução relativa dos acumulados, de forma geral, isto é, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.


As chuvas deverão concentrar-se durante a madrugada e manhã em áreas do litoral e sul do Ceará. Já nos períodos da tarde e da noite, sobre o interior.


As chuvas esperadas têm relação com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra em torno de 1ºS, ou seja, mais próximo à costa norte do Nordeste. Destaca-se ainda a presença de um cavado em superfície sobre o Atlântico, a leste do Nordeste, próximo ao litoral do Rio Grande do Norte.


Além dos sistemas comentados acima, as chuvas também estão associadas ao sistema de brisa e aos efeitos locais (combinação de temperatura e umidade, além da interação da circulação dos ventos com o relevo).


Previsão para os próximos dias:


Sábado (4):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.


Domingo (5):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.


Alerta laranja


O alerta "laranja" abrange todo território do Estado, atingindo cidades das regiões Norte, Inhamuns, Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Litoral-Oeste, Litoral-Leste, Centro-Sul e Cariri.


Riscos potenciais:


Nas cidades com alerta pode chover entre 30 e 60 por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os ventos intensos devem ficar entre 60 e 100 km/h.


Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.


Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.


Fonte: g1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário