domingo, 23 de abril de 2023

Em Crato, estudantes do Colégio Diocesano Conceito realizam "Abraço pela Cultura da Paz"


Pensando numa cultura de não violência na convivência escolar, o Colégio Diocesano Conceito, em Crato, realizou na manhã desta quinta-feira (20), o “Abraço pelo Amor e Paz”. A unidade escolar vem desenvolvendo o projeto “Educação para a Paz” junto aos seus alunos. Por meio dele, são desenvolvidas várias atividades dentro e fora do ambiente escolar com o propósito de disseminar entre os estudantes uma cultura de não violência na escola, na família e na sociedade.


A ação reuniu alunos, professores e colaboradores. A professora Aldeisa Cavalcante de Souza disse que  “com essa ação, todos podem incentivar e espalhar a paz entre nossos estudantes para termos cada vez mais um futuro e um mundo melhor”. A ação foi organizada pelo setor administrativo/Direção do colégio.

O diretor do Colégio Diocesano Conceito, Halison Paiva, explica sobre a importância dessa ação e como ela surgiu na instituição de ensino cratense. Ouça...


ATOS PELO BRASIL: A professora e doutora Ângela Maria Cristina Uchoa do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, acredita que uma parte da solução depende do envolvimento das estruturas da segurança pública e que os discursos de ódio e de violência nas redes sociais precisam ser combatidos com regulação e monitoramento, mas existem iniciativas que são da própria comunidade escolar.


A professora Ângela destaca que o trabalho da comunidade escolar exige diferentes medidas e precisa ser integrado.

E ainda tem o papel da sociedade de desenvolver princípios que acabem com o ódio, como cuidar das relação interpessoais, desenvolvendo a cordialidade, empatia, paciência, honestidade e acolhimento.


A doutora Angela Branco também defende uma política pública que coloque psicólogos em cada escola para ajudar na construção da cultura de paz.  

Lembramos ainda que o governo federal criou um canal direto para receber informações sobre possíveis ameaças e ataques contra escolas. Basta entrar no site mj.gov.br/escolasegura.

Os dados de quem faz a denúncia ficam em sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário