Pai, avô, agricultor, aposentado e, agora, estudante de direito. O cearense Antônio Santos de Sousa resolveu ingressar na faculdade aos 75 anos e é visto como exemplo por colegas, professores e funcionários do local onde estuda, em Canindé, no interior do Ceará. Antônio, inclusive, ganhou uma festa de aniversário surpresa no último dia 10 de abril na faculdade.
Antônio é morador de uma localidade no distrito de Campos Belos, zona rural do município de Caridade — vizinho da cidade onde estuda. Quando tem aula, ele precisa se deslocar mais de 100km entre a própria casa e o campus.
“O Seu Antonio, para nós, tem sido uma grata surpresa. Um aluno que, enquanto agricultor, teve dificuldade de acesso ao conhecimento”, comentou Vera Araújo, diretora da Unopar de Canindé.
Sonho de infância
O agricultor aposentado decidiu se matricular na faculdade em 2023, como a realização de um sonho de infância. Trabalhando na roça desde muito cedo, Antônio não pôde se dedicar aos estudos no começo da vida.
"Quando eu era jovem, eu não tive condição de estudar. Além de eu vir de família pobre, naquela época, não havia escola suficiente para que a gente pudesse estudar. Só tinha escola para família de rico. As coisas eram cruéis."
Ele conta que quando tinha 12 anos comprou um material para tentar aprender a ler, e pedia a pessoas aleatórias para ajudar com a alfabetização improvisada, nos momentos de tempo livre antes de ir trabalhar na roça. "Naquela época, era até difícil encontrar alguém que soubesse ler", revelou.
Ele disse que, mesmo após adulto, casado e com filhos, a vontade de estudar nunca passou. "Mas se eu fosse estudar, meus filhos iam passar fome", lamentou. Antônio é pai de quatro filhos e tem 11 netos.
Ele iniciou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 68 anos, e, em 2021, conseguiu fazer supletivo e obter certificado de ensino médio. Após essa etapa, ele iniciou as buscas por uma faculdade onde pudesse estudar, e foi indicado por uma antiga diretora para a unidade em Canindé, onde decidiu se matricular.
"Quando eu era criança, eu pensava: 'se um dia eu estudar, eu vou ser juiz'. É algo da minha infância mesmo", relembrou, quando resolveu começar as aulas no ensino superior.
Deslocamento
No começo, o agricultor precisava percorrer 30km de bicicleta três vezes por semana para ir e voltar do local onde mora à sede do distrito de Campos Belos. Contudo, a prefeitura disponibilizou um mototáxi para este deslocamento. Da sede, ele pega um ônibus até a faculdade.
"Eu acho a coisa mais linda. Mostra para todo mundo que sonho não envelhece", declarou a diretora da faculdade.
"Tem o compromisso dele de vir todos os dias à aula, de dar conta das atividades, ele pede para sentar na frente [na sala de aula]. É um exemplo de retidão, esforço, dedicação, honestidade", complementou Vera.
Festa surpresa
O aniversário de 75 anos foi no último dia 8 de abril, e a festa aconteceu dois dias depois. Antônio disse que a turma estava em aula, quando professora avisou que eles iriam para um evento.
"Quando eu cheguei me deparei com aquela multidão de gente, e aquela festa maravilhosa que teve para mim. Foi uma alegria porque eu não esperava", disse Antônio.
A diretora disse que a ideia da festa veio de uma professora que foi uma das que criou mais laço de proximidade com Antonio. "Mandamos fazer fotos, porque eu queria registrar tudo. E os colegas ficaram muito entusiasmados", complementou.
Fonte: g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário