A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) tem uma longa tradição de produzir prefeitos. Quando se aproximam as eleições municipais, é comum ver uma debandada de deputados da Casa, que deixam seus assentos para se dedicar integralmente à disputa por uma vaga no executivo. A 17 meses do pleito, a Alece conta com uma lista extensa de prefeituráveis, com destaque para o presidente do Legislativo estadual, o deputado Evandro Leitão (PDT).
O atual prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), assim como seu antecessor, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), trilharam o mesmo caminho. Ambos foram presidentes da Alece e somavam anos de vida pública no Legislativo até conquistarem o Executivo municipal.
Diferente dos dois correligionários que tiveram amplo apoio interno, Evandro Leitão deve entrar na disputa pela prefeitura de Fortaleza em um contexto de acirramento político, em que seu próprio partido tem um nome para a reeleição, o de Sarto. Além de Evandro, outros dois deputados, Larissa Gaspar (PT) e Carmelo Neto (PL), estão de olho em Fortaleza. Os dois, todavia, sinalizam que podem abandonar o projeto caso haja consenso dos seus partidos em torno de um nome maior.
A DISPUTA EM FORTALEZA
De acordo com o líder do PT na Alece, deputado De Assis Diniz – que faz frente à candidatura de Evandro -, nessa decisão é de especial importância ouvir lideranças do partido no Ceará, como o ministro Camilo Santana e o líder do governo Lula, José Guimarães. “Vamos discutir e ver qual é a menor taxa de rejeição, quem consegue ampliar e fazer a maior adesão, e nesta discussão nós estamos fazendo uma aposta, uma aposta de construir a partir do nome do presidente Evandro uma condição que possa dizer que este nome vai liderar o mesmo resultado que nós tivemos na eleição de 2022, quando em primeiro turno o Elmano foi eleito governador”, afirma.
Já o presidente estadual do PL no Ceará, Acilon Gonçalves, afirmou que a legenda tem propostas e “capacidade plena” para disputar as eleições à Prefeitura de Fortaleza em 2024 com candidato próprio. Na lista de postulantes, estão Carmelo e o deputado federal André Fernandes.
COLÉGIOS ELEITORAIS
Ainda se tratando de grandes colégios eleitorais do estado do Ceará, a Casa também tem a deputada Emília Pessoa (PSDB), que recentemente anunciou sua pré-candidatura ao município de Caucaia. Já os deputados Júlio César Filho (PT) e Lucinildo Frota (PMN) desejam disputar a prefeitura de Maracanaú; nos bastidores se fala em uma possível coalizão entre os dois para derrubar o atual prefeito Roberto Pessoa (União Brasil). Emília Pessoa e Júlio César Filho já se movimentam explicitamente para a disputa e lançaram oficialmente suas pré-candidaturas.
Nos dois municípios, os deputados terão o desafio de atrair o apoio do governador Elmano de Freitas (PT), que também dialoga com os atuais prefeitos, Vitor Valim (sem partido), em Caucaia, e Roberto Pessoa, em Maracanaú. À reportagem, Emília Pessoa afirmou que “além de buscar apoios importantes”, também já realiza agenda de rua e em comunidades. Enquanto isso, o deputado licenciado Fernando Santana (PT) é nome cotado para a disputa em Juazeiro do Norte. Outro nome da Alece, o parlamentar Davi de Raimundão (MDB), também pode entrar na corrida eleitoral.
Caso se confirmem as candidaturas, eles devem enfrentar o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que assim como os seus antecessores vai tentar um feito inédito no município: a reeleição. A cidade tem um curioso histórico de não eleger prefeitos por mais de dois mandatos consecutivos.
Estreante na Casa, o deputado Felipe Mota (União Brasil) pode deixar o Legislativo para disputar a Prefeitura de Capistrano. A cidade já foi administrada pelo pai do parlamentar e é seu reduto eleitoral. Assim como Felipe Mota, mais deputados devem se lançar em suas respectivas zonas eleitorais com a proximidade do pleito.
Fonte: Opinião CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário