sábado, 27 de maio de 2023

Thiago Esmeraldo volta a cobrar explicações da Secult sobre o processo de tombamento do Crato Tênis Clube e o retorno de atividades no Largo da RFFSA e no Teatro Municipal


Durante sessão da Câmara Municipal do Crato, o vereador Thiago Esmeraldo voltou a cobrar respostas a cerca do tombamento do Crato Tênis Clube. O parlamentar encaminhou ofício ao secretário de Cultura do Município (Secult), Amadeu de Freitas solicitando alguma informação sobre como encontra-se o processo para a efetivação do tombamento.

A Câmara Municipal inclusive já havia tramitado, no mês de abril de 2021, a discussão para que houvesse o processo de tombamento do imóvel. À época, a iniciativa partiu do vereador Thiago Esmeraldo (PP), que recebeu o apoio do colega Luis Carlos Saraiva (PDT), que pediu para subscrever a proposta.

O requerimento havia sido encaminhado pelo Poder Legislativo cratense, após a propositura de Thiago, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Crato Tênis Clube é um espaço sociocultural que marcou várias gerações das famílias cratenses. Fundado em 1932, o lugar foi e é palco de grandes eventos, festas tradicionais como como o “Carnaval da Saudade” e “Carnaval Infantil”, além dos encontros e reuniões familiares.

A solicitação feita à secretaria requer a proteção e preservação do equipamento, acreditando que o espaço é um patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e representativo no Crato, pois, fomenta o processo de socialização, principalmente para os adolescentes, com atividades esportivas, shows e eventos culturais.

Thiago também requereu o envio de ofício à Secretaria de Cultura cratense, solicitando informações sobre a atual situação do Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, em questão estrutural e qual a previsão para sua reabertura. Localizado no tradicional Calçadão do Centro da cidade, o local está fechado há vários anos, e pelo menos publicamente, não existe nenhuma informação sobre o retorno das atividades no equipamento.

Já sobre o Largo da RFFSA, Thiago também encaminhou a mesma pasta, requerimento buscando explicações com relação a existência de algum projeto que viabilize a abertura diária da área que seria destinada a exposições e cursos, como acontecia há vários anos atrás, por exemplo, assim como o auditório, local amplo e confortável, que antes vinha sendo bastante utilizado, sendo um equipamento de grande importância para a movimentação econômica e social daquela área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário