A trajetória sentimental do Xico Sá pelo sul cearense é extensa. Nela, cabem reencontros e memórias ficcionais em escritas que nos apresentam sua terra natal, o Cariri. No próximo sábado, 10 de junho, é dia de ouvir esse jornalista em uma conversa descontraída, realizada em parceria entre o Instituto Cultural do Cariri e o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. A atividade é gratuita e acontece às 19h30, na sede do Instituto Cultural.
O cratense, é um dos mais importantes jornalistas brasileiros da atualidade. Na literatura, publicou livros que vão de contos à ensaios, como Big Jato, que traça um retrato de sua juventude na região do Cariri. A programação, intitulada “Meu Cariri real e inventado como marca de escrita na ficção e na crônica”, marca o reencontro do escritor com os afetos e identidades construídos no local, nos contando como esse lugar inspirou a escrita e criação do seu universo literário.
Integrando o “Colóquios de Sabedoria”, programa do Instituto Cultural do Cariri, que acontece desde 2020 e alcança mais de cinquenta edições, busca reunir diferentes públicos para discussão, em especial os que integram a cena jornalística da região.
Conheça mais sobre Xico Sá
Francisco Reginaldo de Sá Menezes. Não escapou do destino de sua mãe ser fã do Reginaldo Rossi e homenageá-lo em seu nome. Aos 14 anos, escrevia cordéis com os amigos sobre a região do Cariri e futebol, duas de suas paixões. Começou a carreira no jornalismo em Recife – PE, onde atuou por anos como repórter investigativo. Foi vencedor de prêmios importantes da área, como Esso, Folha, Abril e Comunique-se. Autor de mais de dez livros, vive a escrita em um universo mítico-ficcional, carregado de sentimentos e experiências reais.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.
Atualmente, está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 18h e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.
Serviço
Meu Cariri real e inventado como marca de escrita na ficção e na crônica
com Xico Sá
Quando? 10 de junho
Qual horário? 19h30
Onde? Instituto Cultural do Cariri – ICC
Rua Rui Barbosa, s/n – Centro, Crato – CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário