quarta-feira, 21 de junho de 2023

Inverno chega ao país nesta quarta (21); Nordeste deve ter dias mais quentes e menos chuvas


O inverno deste ano, no Brasil, deve ter temperaturas mais altas na Região Nordeste do país, devido à atuação do El Niño. A estação começa às 11h58 desta quarta-feira, 21, e vai até às 3h50 do dia 23 de setembro. Em decorrência do El Niño, a estação mais fria do ano deve ter temperaturas maiores.


Segundo Danielle Ferreira, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño causa, como impacto no Brasil, a redução de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, ao mesmo tempo em que aumenta o nível das precipitações no Sul e no Sudeste.


“No caso da temperatura, existe uma tendência de elevação em grande parte do país e esse aumento pode elevar o risco de queimadas no Brasil central. Dessa forma, teremos um inverno menos rigoroso por conta do El Niño”, completa.


A meteorologista não descarta, entretanto, a entrada de massas de ar frio e formação de geadas em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste. Conforme prognóstico divulgado pelo Inmet, a queda de temperatura pode provocar dias de friagem nos estados de Mato Grosso, de Rondônia, do Acre e no sul do Amazonas. 


CENTRO-OESTE


A Região do centro do país deve ter volumes de chuvas acima da média histórica e queda da umidade relativa do ar. As temperaturas devem estar também acima da média, com risco de queimadas e incêndios florestais.


NORDESTE


Já a Região Nordeste, assim como no Centro-Oeste, sofre alteração na temperatura na direção contrária ao que é esperado no inverno: os dias serão mais quentes. Além disso, há possibilidade de menos chuvas. 


No Ceará, o fenômeno deve afetar o nível das precipitações do Estado. Segundo Eduardo Sávio, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em evento sobre o balanço da quadra chuvosa deste ano, haverá uma “subsidência de ar” com a consolidação do El Niño, o que impediria a formação de nuvens.


“Por isso que a gente tem que manter o monitoramento, e que a alocação leve isso em consideração para usar essa informação nas decisões e liberações ao atendimento de demandas que são previstas pelo sistema de reservatórios do Estado”, explicou.


NORTE


Na maior Região do país, as chuvas também devem se apresentar abaixo da média, e as temperaturas mais altas na maioria da região. No entanto, eventuais episódios de friagem não estão descartados.


SUDESTE


No Sudeste, é esperado menor volume de chuva, e temperaturas mais altas. Há ainda a possibilidade de geada em pontos de maior altitude.


SUL


Já na Região Sul, a mais fria do país, chuvas e temperaturas devem ser observadas acima da média, com ocorrência de geadas em regiões serranas.


EL NIÑO


O El Niño é o fenômeno de aquecimento das águas do Pacífico na região da Linha do Equador, com mudança na circulação de ventos e, consequentemente, da distribuição de chuvas em todo o planeta. 


Confirmada sua chegada neste mês pelo Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o El Niño tem tendência de atuar durante o inverno. 


Durante a influência do fenômeno, a temperatura das águas chega a subir 0,5° C entre seis meses e dois anos. Um dos efeitos que pode causar no Brasil é elevar o risco de seca no Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul.


Fonte: Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário