Neste sábado, dia 1º de julho de 2023, será realizada a posse canônica do bispo Dom José Vicente. O clérigo foi nomeado pelo Papa Francisco em março deste ano, como líder da diocese de Salgueiro, Sertão de Pernambuco.
A programação terá início às 8h, com uma acolhida na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no município de Cedro, onde Dom José Vicente será recebido pelos fiéis e clérigos locais. Em seguida, às 10h, será realizada uma coletiva de imprensa no Seminário São João XXIII, onde o bispo terá a oportunidade de compartilhar suas expectativas e projetos para a diocese.
Às 17h, na catedral de Santo Antônio, Dom José Vicente assume oficialmente suas responsabilidades como bispo. Ele receberá o bastão do seu predecessor e abençoará os fiéis presentes. Após a cerimônia, uma carreata partirá em direção ao terreno da futura catedral, onde acontecerá uma concelebração eucarística para simbolizar a união da comunidade em torno do novo líder espiritual.
Trajetória
Nasceu no dia 2 de janeiro de 1958, no Sítio Engenho da Serra, no distrito de Santa Fé no Crato, estado do Ceará. Ele é o segundo filho do casal Elisa Pinto e Joaquim Vicente da Silva. Concluiu o ensino médio no colégio estadual Wilson Gonçalves, em Crato, no ano de 1980.
Em seguida, foi enviado para Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral, no antigo seminário da Prainha. Sua ordenação diaconal ocorreu em 2 de outubro de 1993, e presbiteral em 22 de janeiro de 1994, pelas mãos de dom Newton Holanda Gurgel.
Entre as funções assumidas, está a de chanceler da Cúria Diocesana, ainda como diácono. Em seu primeiro ano de sacerdócio, foi nomeado vigário paroquial para paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Na véspera do Natal de 1995, assumiu a paróquia São José como administrador e a reitoria do seminário diocesano São José, onde permaneceu até o ano de 2002, quando viajou para Roma, na Itália, a fim de estudar Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Salesiana e Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.
Ao regressar para a cidade de Crato, em 2008, exerceu o cargo de professor no seminário diocesano São José, e na Faculdade Católica do Cariri, com sede em Crato. Em 2010, assumiu como pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato.
Fonte: g1 Grande Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário