O final da quadra chuvosa no Cariri registrou bons índices, considerados positivos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Nos municípios que integram a Sub-bacia do Salgado, a reserva hídrica chegou a 68%. Essa é a maior reserva na Sub-bacia nos últimos dez anos. Em todo o Ceará, o volume médio registrado é de 51%.
Como explica Emídio Clebson Batista, gerente regional da Cogerh no Cariri, a situação hídrica de cada bacia é feita com o somatório dos volumes armazenados em cada um dos reservatórios monitorados pela Companhia presente na bacia.
“Tivemos uma boa recarga nos nossos reservatórios monitorado na Sub-bacia do Salgado”, relata, ao destacar que os açudes Cachoeira (Aurora), Rosário (Lavras da Mangabeira), Ubaldinho (Cedro), Olho D'água (Várzea Alegre), São Domingos II (Caririaçu) e Junco (Granjeiro) registraram sangria, com 100% de volume. “Ainda destacamos bons aportes dos açudes Lima Campos e Tatajuba, todos no município de Icó, que ficaram com suas reservas acima de 90%”, completa.
Por outro lado, Emídio cita que o Açude Jenipapeiro II, que atende aos municípios de Ipaumirim, Umari e Baixio, é um dos que despertam atenção. Atualmente, ele está com 24,3% da sua capacidade, mas ainda não compromete o abastecimento desses municípios.
“Destaco a importância de nos mantermos vigilantes e cuidadosos. Estamos numa região semiárida e constantemente enfrentamos períodos de seca, então devemos ter a consciência da importância de economizar a água”, finaliza.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário