O governador Elmano de Freitas formalizou nesta segunda-feira (26) a posse dos novos reitor e vice-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), professores Carlos Kleber e Socorro Vieira. Eles vão conduzir uma Instituição de Ensino Superior que tem quase 10 mil alunos, com oferta de 32 cursos de graduação, duas residências, 16 especializações, nove mestrados e dois doutorados.
Carlos Kleber substituirá o atual reitor, Francisco do O’ de Lima Júnior. A eleição foi realizada por consulta universitária, com votação nos campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu.
Ao assinar a nomeação de Carlos Kleber e Socorro Vieira, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância da escolha democrática, com a participação de todos que fazem a Urca. “Como a comunidade universitária participou ativamente da escolha da nova gestão, tenho certeza de que ela quer a continuidade do trabalho que vem sendo realizado. Como o professor Carlos Kleber era o vice-reitor, tenho a absoluta segurança de que esse projeto terá continuidade”, afirmou o governador, parabenizando e desejando sucesso à nova gestão. “Os conheço e sei do compromisso com a Universidade e com a população caririense”.
Na avaliação da secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, a Urca possui importância ímpar para o Cariri. “É uma universidade nossa, a quem muito prezamos. Como a Urca não tem reeleição, presenciamos uma aprovação quase unânime, a partir de consulta universitária. Isso talvez devido ao trabalho muito bem realizado pelos dois (Lima Júnior e Carlos Kleber), que trouxe um ganho de aprendizado de como a Universidade se relaciona com o Cariri, com o Geopark Araripe, os museus e unidades descentralizadas”, pregou a secretária.
O novo reitor destacou que sua gestão será de continuidade, mas também de avanços. “Vamos focar na consolidação dos projetos. Tivemos um forte crescimento da nossa universidade nesses últimos anos, com o ex-governador e agora ministro da Educação, Camilo Santana, depois com a professora Izolda Cela e, atualmente, com o governador Elmano de Freitas. São muitos projetos sendo implantados e em andamento. Novos cursos estão sendo implementados e temos a reforma da nossa infraestrutura que também está em andamento”, apontou Carlos Kleber, citando, ainda, o que a internacionalização da Universidade. “E não poderia deixar de falar sobre a repatriação dos nossos fósseis, a ampliação das políticas de assistência estudantil, como o reajuste das bolsas de estudantes pela Funcap, e o andamento do maior concurso da história da Urca para professores efetivos. Portanto, nossas expectativas são de ampliação e crescimento da nossa universidade”, concluiu.
Reitor
Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira é graduado em Engenharia de Materiais, mestre em Engenharia e doutor em Ciências da Engenharia de Materiais. Ingressou na Urca em 1996, como professor bolsista de Extensão Tecnológica. Em 1998 prestou concurso e foi aprovado e nomeado professor efetivo, perfazendo 27 anos de atuação profissional na instituição. Foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica; chefe de Departamento de Engenharia de Produção; diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); pró-reitor de Ensino de Graduação, quando liderou, de forma coletiva, o processo de recredenciamento da Urca e de renovação do reconhecimento dos cursos de graduação. No ano de 2019, foi eleito vice-reitor da Urca. Foi ainda coordenador local do Dinter em Engenharia Mecânica, em parceria com a Unesp, e coordenador local do Programa de Intercâmbio Brasil/França, Brafitec/Capes. É avaliador de cursos de Graduação do Ministério da Educação (MEC), e de cursos de Engenharia no Mercosul e países associados. Atualmente, é conselheiro do Conselho de Educação do Ceará, membro da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp/CEE).
Vice-reitora
Professora Maria do Socorro Vieira Lopes é fnfermeira, mestre e doutora em Enfermagem. Tem vivências comunitárias na luta pela reforma sanitária brasileira e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), quando Agente de Saúde à época (1987). Participou da implantação das primeiras equipes de Saúde da Família em Jucás. Ingressou na Urca em 2002, como professora efetiva do Departamento de Enfermagem. Foi coordenadora do curso, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proae), quando liderou a equipe de elaboração do Núcleo Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico (Niap). Atualmente, é vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família Renasf/Urca e professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Urca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário