sexta-feira, 21 de julho de 2023

Município do Cariri ampliará número de vereadores nas próximas eleições


Brejo Santo é uma das 14 cidades do Ceará que terão mudanças na quantidade de vereadores após a divulgação do Censo Demográfico de 2022. Assim, quando os brejosantenses forem às urnas, nas eleições de outubro de 2024, elegerão 15, e não mais 13 parlamentares, além de prefeito e vice-prefeito. Nova Olinda, que deveria ter 11 vereadores, mas ampliou para 13 vagas no pleito de 2020, deve permanecer com este último número, já que alcançou a faixa populacional exigida.


Vereador mais votado nas eleições de 2020, em Brejo Santo, Miran Basílio (PDT) recebeu 1.604 votos, enquanto o último eleito, Jucier Mendes (PP), 862 votos. A composição das câmaras municipais é definida de acordo com o número de habitantes, segundo a Constituição Federal. O número de cadeiras nos parlamentos municipais pode variar do mínimo de 9 parlamentares, para cidades com até 15 mil habitantes, ao máximo de 55, no caso de municípios com mais de 8 milhões de pessoas.


A população de Brejo passou de 45.193 para 51.090 habitantes entre os dois últimos recenseamentos, realizados em 2010 e 2022. A ampliação será válida a partir da próxima legislatura, entre os anos de 2025 a 2028. Em entrevista ao Jornal do Cariri, o presidente da Câmara de Brejo Santo, Ranilson Tavares, revelou prever adaptações. “O poder Legislativo tem de se adequar, inclusive financeiramente. Tem de ficar dentro do orçamento e dentro do que prevê a Legislação”, analisa.


Uma das mudanças obrigatórias será a aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do Município, prevendo a nova composição. Ranilson também acredita que o aumento do número de vagas tende a interferir na diminuição de candidaturas por legenda. “ É muito relativo. Ano que vem teremos uma melhor avaliação do que isso vai representar. Mas ainda tem muito a ser debatido e planejado até as convenções partidárias do próximo ano”, finaliza.


Além de Brejo Santo, também terão mais vereadores: Aquiraz, Frecheirinha, Itaitinga, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Tururu. Enquanto isso, Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Catarina, Graça e Saboeiro diminuirão as vagas, perdendo cadeiras devido à redução populacional.


Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário