segunda-feira, 17 de julho de 2023

Romeiros de Ouro Branco, Alagoas, percorrem 530 km a pé para chegar a Juazeiro do Norte


Foram doze dias de peregrinação e 530 km percorridos de Ouro Branco, Alagoas, até Juazeiro do Norte. A chegada dos caminhantes aconteceu na noite de sábado (15), quando a lua e as estrelas já tinham lugar de destaque no firmamento. No total, 25 pessoas, entre homens e mulheres, fizeram a experiência da romaria a pé.


Em frente à Casa da Mãe das Dores, a preocupação com os pés calejados e as dores no corpo provocadas pelos dias de caminhada foram esquecidas e quem ganhou espaço foi as lágrimas de emoção e a grande alegria pelo cumprimento do propósito que, mesmo em meio aos desafios, não desfaleceu. 



Embalados pelo Ofício das Dores de Nossa Senhora que era entoado fervorosamente durante o Momento Devocional Mariano, os peregrinos, enfileirados dois a dois, entraram na Basílica Santuário pelo corredor central e ao chegar em frente ao altar-mor, onde do alto do nicho a Virgem Bendita abençoa os seus filhos, se ajoelharam e agradeceram por terem chegado em paz. 


Entre os membros do grupo muitas eram as motivações para a realização da peregrinação. Alguns, por exemplo, já estavam no décimo sexto ano da romaria a pé e outros vinham pela primeira vez. Esse último era o caso da dona Josefa Mariano, de 75 anos, que começou a vir a Juazeiro do Norte em caminhão pau-de-arara há 50 anos, mas nunca tinha enfrentado o percurso usando os pés como único meio de transporte. “É muita emoção, eu me arrependo por não ter vindo mais cedo por achar que não conseguiria, mas eu consegui e conseguirei mais vezes, se Deus quiser”, disse com os olhos marejados. 



Outro exemplo de superação foi dado pelo seu Enoque Rodrigues, que aos 82 anos era o mais experiente da turma. No entanto, a idade não atrapalhou em nada: “Esta é a segunda vez que venho caminhando e o sofrimento é grande, mas a emoção é maior. O coração diz assim: ‘vamos!’ E é uma coisa tão linda que eu perdi tempo de não ter vindo antes.”


Os peregrinos permanecerão na Capital da Fé até o dia 20 de julho para a celebração dos 89 anos de falecimento do Padre Cícero Romão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário