O chef do restaurante Mocotó (SP), Rodrigo Oliveira, participa da programação do Senac Ceará na Mostra Sesc Cariri de Culturas. Neste sábado (26), pela manhã, ele compartilha histórias e vivências sobre Gastronomia e empreendedorismo com empresários da região, no Sítio Fundão (Crato), após uma degustação de cafés.
Á noite, das 20h às 21h, Rodrigo prepara uma Bochecha de Porco com Pirão de Tucupi na Praça La Favorita, na Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Ele participa da ação “Comi que Fiquei Triste”, em que instrutores e chefs fazem o prato passo a passo e, ao final, o público pode degustar. As inscrições são presenciais e por ordem de chegada.
Sobre Rodrigo Oliveira – Aos 43 anos, o chef Rodrigo de Oliveira vive uma das fases mais importantes de sua carreira. Além de ganhar projeção nacional na televisão, Rodrigo acaba de inaugurar a segunda unidade “de rua” do Mocotó na Vila Leopoldina. Ocupando um espaço que faz parte do complexo da O2 Filmes, a nova casa trouxe para o bairro da zona oeste paulistana a receita de sucesso que colocou a comida sertaneja no mapa da gastronomia mundial.
As duas novidades acontecem em um momento muito emblemático da trajetória do chef. O restaurante fundado por seu pai, o pernambucano Zé Almeida, na periférica Vila Medeiros, está completando 50 anos. Trata-se de uma vitória de Seu Zé e do próprio Rodrigo, que nasceu e cresceu entre as mesas do Mocotó e assumiu o comando da casa em 2001. Foi o empenho do chef em levar a tradição culinária do sertão nordestino adiante que fez da casa o sucesso que é hoje. O restaurante coleciona prêmios nacionais e internacionais da crítica especializada, como o 23º lugar no ranking britânico The Latin America’s 50 Best Restaurants de 2021, o selo de Bib Gourmand do Guia Michelin e o prêmio de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” do World Restaurant Awards de 2019, entre outros.
Por aqui, foi eleito como a Melhor Cozinha Brasileira de 2022 pela revista Prazeres da Mesa, Melhor Restaurante Bom e Barato pela Veja São Paulo e Melhor Cozinha Brasileira pela Folha de S. Paulo, além de Rodrigo já ter sido apontado Homem do Ano pela GQ Magazine e um dos 100 Brasileiros mais influentes – e único cozinheiro da lista – pela Revista Época. No ano passado, ele também participou do programa Iron Chef Brasil da Netflix como um dos iron chefs da edição, ao lado de Thiago Castanho, Bel Coelho, Carole Crema e Giovanna Grossi, entre outros.
Sobre a Mostra
Idealizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, através do Sesc, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se tornou palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais, reconhecida como um dos maiores encontros dessa natureza no País.
A Mostra acontece anualmente no Cariri, transformando a Região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminários. Por meio de sua ampla programação, o evento promove o intercâmbio, a pluralidade e uma valiosa troca artística entre os participantes.
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 24 a 27 de agosto de 2023
Programação Senac
Dias: 25 e 26 de agosto de 2023
Local: Praça José Ilânio Couto Gondim (Praça La Favorita) – End.: Av. Leão Sampaio, 1046 – Bairro Lagoa Seca – Juazeiro do Norte
Horário: De 16h às 22h
Grátis
Um caldo de histórias – Com Rodrigo Oliveira e Haroldo Guimarães
Conversa com empresários da região (Inscrições encerradas)
Data: 26/08
Horário: 10h
Local: Sítio Fundão – Crato
Comi que fiquei triste
Receita: Bochecha de Porco com Pirão de Tucupi – Com Rodrigo Oliveira
Data: 26/08
Horário: 20h
Local: Praça La Favorita
Nenhum comentário:
Postar um comentário