O campus de Crato do IFCE recebeu, na última sexta-feira (28), produtores para conhecer uma tecnologia de reúso de águas negras que será implantada em comunidades rurais do município. O projeto "Promovendo o saneamento e o consumo responsável da água" é desenvolvido pela Associação Cristã de Base (ACB) em parceria com o IFCE.
Chamada de tanque de evapotranspiração, a tecnologia permite o tratamento de águas negras, provenientes do aparelho sanitário, através de plantas e de filtro biológico. Depois de tratada, a água é utilizada no cultivo de frutíferas e hortaliças. Segundo o professor Gauberto Barros, que faz parte da equipe do projeto, a ideia é que os produtores pudessem conhecer o funcionamento da tecnologia para replicá-la em casa.
A possibilidade de, com o manejo correto, reaproveitar a água na agricultura animou a produtora Maria Lúcia de Aquino: "Essa tecnologia vem beneficiar a comunidade e todas as famílias e é como um modelo para futuras construções de casas. O que a gente espera é que esse projeto seja visto e replicado", conta ela, que é do Sítio Engenho da Serra, no distrito de Santa Fé.
Homenagem
A tecnologia social foi aprovada pela ACB em edital de fomento do Banco do Nordeste e é inspirada em um sistema desenvolvido durante pesquisa de mestrado por Orestes Brilhante de Sousa, engenheiro civil do campus falecido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. Durante a visita técnica dos produtores, ele foi homenageado.
"Através da pesquisa dele, a ACB escreveu um projeto, submeteu ao Banco do Nordeste e conseguiu a aprovação. Ele é o inspirador do projeto", conta o professor Gauberto Barros.
O projeto foi elaborado pela Associação Cristã de Base em parceria com uma equipe do IFCE inicialmente formada por Barros, Orestes e Joaquim Valdevino de Brito Neto. Hoje, a equipe conta ainda com o reforço do professor Manuel Navarro Vásquez e do técnico Germano Elias Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário