O Brasil está em “nível laranja de alerta” para a onda de calor que se aproxima do País e deve causar altas temperaturas até a próxima sexta-feira, 22, pelo menos, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Ceará deve ser afetado indiretamente durante o período. A informação é do pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Júnior.
Nesta quarta-feira, 20, o Estado já apresentou temperaturas mais elevadas em algumas cidades. Até às 16h15 desta quarta, a maior temperatura era observada no município de Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe – 39°C. Os dados são da Fundação Cearense. Além de Jaguaribe, pelo menos quatro cidades registraram temperaturas acima dos 38°C: Camocim, Sobral, Amontada e Santa Quitéria. Fortaleza apresentava temperatura máxima de 33.2°C.
Conforme Francisco Júnior, a onda de calor observada no Brasil modifica a circulação dos ventos devido à alta pressão que vem sendo exercida no Centro-Oeste, desfavorecendo a entrada de umidade no Ceará. “Diminui a possibilidade de chuva e aumenta os extremos de temperatura, principalmente da região da Jaguaribana, Central e nos municípios do sul do Estado”, afirma.
Por conta disso, é esperado que as altas temperaturas e os eventos de baixa umidade prossigam por alguns dias, mesmo sem a influência direta da onda de calor.
CONFIRA AS 10 CIDADES MAIS QUENTES DESSA QUARTA
Jaguaribe: 39º
Camocim: 38.8°
Sobral: 38.7°
Amontada: 38.3°
Baturité: 38°
Morada Nova: 37.7°
Tejuçuoca: 37.7°
Russas: 37.6°
Santa Quitéria: 37.4°
Jaguaruana: 37.1°
UMIDADE
Sobre a umidade relativa do ar, dois municípios quase alcançam o valor mínimo necessário para entrar em “estado de atenção”. Foram eles: Quixadá, no Sertão Central, com 41% de umidade; e Tauá, no Sertão de Crateús, com 43%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções:
Estado de observação: 40% a 31%;
Estado de atenção: de 30% a 21%;
Estado de alerta: de 20% a 12%.
Em dias em que a umidade relativa do ar cai para menos de 30%, o órgão mundial recomenda evitar a exposição ao sol e a realização de atividades físicas. O Ministério da Saúde (MS) recomenda aumentar a hidratação nesses casos, principalmente para idosos e crianças. Em relação aos níveis previstos para os próximos dias no Ceará, a recomendação da OMS à população é evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, além da hidratação contínua.
Fonte: Opinião CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário