Conhecida pela grande força do turismo religioso, a cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, tem procurado articular a implantação de um Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR). Segundo a Prefeitura, o atual efetivo da Polícia Militar não atende as necessidades de segurança do município durante as romarias, quando a movimentação pode superar 2,5 milhões de fiés.
Em entrevista ao repórter Yago Pontes, da rádio O Povo CBN Cariri, o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra (Podemos), afirmou que a medida teria como objetivo aumentar a segurança da população durante os períodos de maior movimentação turística.
“Durante o período de romarias, a cidade de Juazeiro chega a dobrar o número de habitantes. Nós temos um efetivo da Guarda Municipal, como uma força auxiliar, que já atende outras demandas. Então, a expectativa junto ao Governo do Estado, é que eles enviem esses batalhões, como acontece na Expocrato e na Festa do Pau da Bandeira”, disse.
Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que compreende que a região tem um importante fluxo turístico e que atua no reforço da segurança ostensiva durante os períodos de maior movimentação.
“Informamos ainda que há estudos no âmbito da Corporação com a finalidade de cada vez mais fortalecer o trabalho da polícia militar, não só por meio de efetivo de policiamento turístico, mas também por outras unidades de policiamento especializado a nível estadual”, disse a nota.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário