sábado, 25 de novembro de 2023

Cagece suspende cobrança de água em Lavras da Mangabeira após pedido do MPCE


Os moradores de Lavras da Mangabeira, no Interior do Ceará, não terão a conta de água referente ao mês de novembro cobrada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A ação vem após Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público com tutela de urgência. A informação foi confirmada pela Cagece via assessoria de imprensa. Neste mês, o MPCE pediu que Cagece apresentasse um plano de contingência, com fixação de prazo, para a regularização do fornecimento de água no Município.


Além disso, foi pedido que a empresa se abstenha de cobrar valores aos consumidores que se encontram sem abastecimento. Segundo a Cagece, os clientes que já realizaram o pagamento referente ao débito deste mês serão ressarcidos com crédito na próxima fatura.


“A Companhia de Água e Esgoto do Ceará informa que devido a intermitência no abastecimento de Lavras da Mangabeira, suspendeu o faturamento das contas de água dos moradores do município, referente ao mês de novembro. A companhia acrescenta que irá ressarcir, com crédito na próxima fatura, os moradores que já realizaram o pagamento da conta mencionada”, disse a Cagece, em nota enviada à reportagem.


Conforme a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Ceará no último dia 9, desde o ano passado, foram identificadas falhas no abastecimento de água em Lavras da Mangabeira. A Promotoria de Justiça do Município chegou a receber, recentemente, novos relatos de que bairros da cidade se encontravam sem o devido fornecimento de água há mais de 20 dias. Conforme o MPCE, a situação estaria atingindo, inclusive, as instalações do Fórum local, que necessitou de abastecimento por caminhão-pipa.


“Considerando a urgência e gravidade do caso e diante da ineficácia das tentativas de resolução do problema na esfera extrajudicial, a Promotoria de Justiça de Lavras da Mangabeira optou pelo ajuizamento da ACP, requerendo que a Cagece faça uma apresentação do plano de contingência para a regularização do fornecimento de água e se abstenha de cobrar valores aos consumidores que se encontram sem abastecimento sob pena de multa em caso de descumprimento”, disse o MPCE, na ocasião.


À reportagem, a Cagece diz que está realizando um conjunto de melhorias para a garantia do serviço no Município. “A companhia reforça que desde o início de novembro está realizando ajustes nos procedimentos operacionais, instalação de ventosas na rede de distribuição e reforços de rede no município de Lavras da Mangabeira.”


“Além desse trabalho, as equipes estão realizando a substituição de tubulações obsoletas, padronizando os de ramais e ligações e mapeando áreas para detecção de vazamentos ocultos. A companhia acrescenta que o plano de ação elaborado está sendo atualizado com base nas novas ações executadas nesta semana.”


Fonte: Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário