O mundo pode acabar com a AIDS, com as comunidades liderando o caminho. Essa é a mensagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2023, defendida pela UNAIDS. Para contribuir com este movimento pelo fim da doença, a Secretaria Municipal de Saúde do Crato dá início à campanha Dezembro Vermelho, nesta sexta-feira, 1º. A abertura oficial será às 8h30, na Praça Siqueira Campos, no centro da cidade, em parceria com o Sesc.
Dentre as ações, estão a realização de teste rápido para HIV, distribuição de preservativos masculinos e femininos e também Educação em Saúde sobre o tema. Durante a campanha, a equipe da Saúde e os parceiros enfatizam a importância da prevenção, da assistência e da proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
HIV/Aids
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Em Crato, as pessoas diagnosticadas com HIV são acompanhadas pelo Centro Municipal de Infectologia, onde encontra-se o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), com acompanhamento de infectologista e outros profissionais. O atendimento e o tratamento HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Programação
Também haverá ação no dia 7 de dezembro, às 16h30, na Praça Cristo Rei; e no dia 21, às 16h30, na Encosta do Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário