A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, no domingo (10), às 9h, a segunda edição do “Concertos para a Chapada”. O evento será realizado em frente à Vila da Música e contará com apresentações da Orquestra Solibel Jovem e do Mestre Macaúba.
Nesta edição, o “Concertos para a Chapada” integra a programação do XV Encontro Mestres do Mundo, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
“A Vila da Música, para além de incluir no seu plano de formação o instrumental clássico, também desenvolve um processo de valorização da cultura popular e de todas as expressões que essa rica cultura do Cariri apresenta para o Ceará e para o mundo. E nessa ligação com os Mestres do Mundo, a Vila da Música desenvolve uma pesquisa importante, sobre a musicalidade desses territórios e desses mestres. Então é com muita honra que a gente integra a programação do XV Encontro Mestres do Mundo e tem a alegria de receber o maravilhoso mestre Macaúba, uma referência no bandolim e no choro, no Ceará e no Brasil, num encontro de gerações, tocando para a Chapada”, destaca a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.
A programação conta ainda com a Feira de Arte e Cultura do Belmonte e com uma oficina de pintura corporal do Soldadinho do Araripe, realizada em parceria com o Geopark Araripe. O evento é gratuito e aberto ao público.
“Concertos para a Chapada” celebra a música e a natureza
Com o projeto “Concertos para a Chapada”, a Vila da Música está promovendo uma série de concertos instrumentais, aos domingos, com apresentações de seus grupos artísticos e de convidados, com vista para a Chapada do Araripe, no bairro Belmonte, Crato – Ceará.
A iniciativa tem como proposta preservar e celebrar a rica tradição musical que é cultivada como uma prática coletiva nesse território singular, além de contribuir para o enriquecimento cultural, social, econômico, ambiental e turístico da região.
Sobre a Orquestra Solibel Jovem
A OSJ – Orquestra Solibel Jovem, grupo artístico da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, foi fundada em 2015 pelos músicos Leone Frazão e Wesley Santana. A OSJ revela, em sua expressão artística, a confluência de timbres e estéticas musicais que se vestem de uma roupagem jovem, buscando difundir a música popular, como ferramenta de transformação do espaço musical caririense. Com o show “Sertão Jazz”, contempla clássicos atemporais do Jazz mundial e da música do Nordeste brasileiro, unindo beleza, sofisticação e diversidade.
Sobre o Mestre Macaúba
José Felipe da Silva, natural de Caucaia – CE, ganhou o apelido de Macaúba aos 13 anos de idade, quando iniciou a tocar bandolim, convivendo com grandes nomes da música cearense, desenvolvendo assim seu talento autodidata e a paixão pelo bandolim. Diplomado como Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, tem se apresentado em grandes palcos, interpretando clássicos de Jacob do Bandolim, Benedito Lacerda, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e muitos outros, num repertório de mais de duzentos chorinhos, inclusive choros autorais e de músicos cearenses.
Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira
A Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) instalado no interior e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É fruto da parceria da Secult Ceará com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.
Serviço
Concertos para a Chapada – 2ª edição
Data: 10 de dezembro de 2023
Horário: 9h
Local: Av. José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato – CE (em frente à Vila da Música)
Gratuito e aberto ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário