O Ministério da Justiça e Segurança Pública prevê anunciar na terça-feira, 19, um aplicativo que acelera o bloqueio de celulares roubados e furtados. Em 2022, o Brasil teve quase um milhão de telefones móveis levados por bandidos, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu o secretário executivo da pasta, Ricardo Capelli, nas redes sociais nesse sábado, 16.
Segundo o termo de uso do programa Celular Seguro, a plataforma de bloqueio rápido será oferecida tanto na versão web quanto na versão app. O cidadão poderá cadastrar o número de outra pessoa de confiança para acionar o bloqueio em caso de roubo ou furto.
O ministério passa por uma transição de comando após a indicação de Flávio Dino para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O nome de Capelli chegou a ser ventilado como sucessor logo após a escolha de Dino, mas perdeu força e outros nomes estão mais cotados, como a do ex-ministro do Supremo Ricardo Lewandowski.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário