Alberto Jônatas Bezerra Rosal, 23 anos, foi aprovado recentemente na seleção para cursar doutorado na Universidade de Rochester, em New York, Estados Unidos.
Em entrevista virtual ao repórter Ivan Silva, o caririense, natural de Várzea Alegre, contou que no processo seletivo foram avaliados o seu currículo, suas notas da graduação e do mestrado, o perfil profissional e ainda foi realizada uma entrevista.
“No exterior, o doutorado é visto como um emprego formal, então o processo seletivo é muito parecido com um concurso”, completou.
Jônatas conta que, por se tratar de uma universidade com relevância internacional, o candidato acaba competindo com pessoas do mundo todo.
“O processo de seleção é bem rigoroso e toma muito tempo e energia, e devo agradecer a minha família por toda a ajuda e suporte que eles me dão. Em especial, eu tenho que agradecer a minha mulher Ana Paula, que luta as minhas lutas comigo, a meus pais por todo o apoio, a minha irmã Rafaela e meu cunhado Daniel por toda a força que eles me deram. Todos eles foram essenciais na minha jornada e eu sou muito grato por tudo”, disse.
O programa de doutorado possui uma duração de cerca de 5 anos e Jônatas Bezerra irá desenvolver pesquisa e também dar aulas para alunos de graduação. Seu principal foco é atuar na área da física quântica, trabalhando em problemas fundamentais e aplicados. O início possui uma data flexível, onde começará entre junho e agosto deste ano.
A University of Rochester, universidade privada, possui uma intensa atuação internacional no desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias quânticas. O jovem conta que se interessou pela instituição porque gostaria de iniciar sua carreira internacional em uma entidade com forte impacto em pesquisa e por ela possuir destaque internacional no estudo e desenvolvimento de pesquisas nas áreas de física quântica e informação quântica.
“Sabendo que essa universidade estava alinhada com meus interesses acadêmicos e profissionais, eu fiquei muito motivado a obter uma posição de doutorado com eles. Em dezembro eu me inscrevi no processo seletivo de doutorado deles, e agora estou muito feliz por ter sido aceito no programa”, destacou.
Filho de Alberto Joaquim e Silvia Helena, do bairro Sanharol, Jônatas Bezerra fez o ensino médio no Instituto Federal do Crato. Em seguida, fez a graduação no Instituto de Física da USP, onde concluiu a faculdade com o melhor desempenho acadêmico da sua turma, sendo aprovado em mais de cinco programas de mestrado, incluindo as universidades Unicamp, Unesp e USP. Ele optou pela USP, iniciando o mestrado no início de 2023.
Fonte: Várzea Alegre Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário