A descoberta de uma nova espécie de escorpião-vinagre do período Cretáceo foi divulgada nessa quarta-feira, 3, em artigo científico no Peer J Publishing. O fóssil de Mesoprocrus rayoli pertence à região do Araripe, no Ceará.
O escorpião-vinagre é um parente próximo dos escorpiões verdadeiros, mas se diferenciam deles por terem pinças enormes e, ao contrário de um ferrão na cauda, possuem uma glândula que libera um ácido que se assemelha ao vinagre.
A pesquisa divulgada detalhou que o holótipo estudado foi achado junto às espécimes recuperadas na operação "Santana Raptor" da Polícia Federal, em 2019. Assim, o fóssil é proveniente da formação Crato assim como o Ubirajara jubatus.
O texto detalhou ainda que o parátipo Mesoproctus rayoli foi doado ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. A origem ou qualquer outra informação sobre o local exato de amostragem não foram divulgadas, mesmo que seja possível assumir a origem na Formação Crato com base na matriz onde o fóssil é encontrado.
“Como o material é proveniente de uma operação da Polícia Federal que recuperou fósseis contrabandeados, a localidade exata é desconhecida; porém, através da característica da matriz, é possível assumir sua origem na Formação Crato”, diz o artigo.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário