quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Gato-maracajá é trazido para receber tratamento em Crato, após ser resgatado pelo BPMA em Irapuan Pinheiro


Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou, na tarde dessa terça-feira (27 de fevereiro de 2024), no resgate de um gato-maracajá. O animal foi localizado em uma residência no município de Irapuan Pinheiro.


A composição tomou conhecimento de que um animal silvestre lesionado estaria em um imóvel, na localidade de Betânia. Imediatamente, a equipe policial diligenciou até o endereço indicado e encontraram um gato-maracajá. De acordo com o solicitante, ele achou o animal ferido em uma estrada e levou para sua residência.



Após ser resgatado, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária no município do Crato. O animal silvestre estava com uma fratura significativa no seu fêmur esquerdo e passará por uma intervenção cirúrgica. O gato-maracajá está internado e sob os cuidados dos biólogos da ONG BiodiverSe, parceira da PMCE, que se dedica à reabilitação e à soltura de animais em seus habitats naturais.


Dicas de prevenção que a população pode adotar

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.


Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.


Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.


Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.


Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário