O prefeito de Juazeiro, Gledson Bezerra, e o secretário de segurança pública, Cláudio Luz, presidiram a solenidade de mudança de comando na Guarda Civil Metropolitana (GCM) na manhã deste sábado (30 de março de 2024). O auditório da Secretaria de Educação lotou e os presentes acompanharam a posse do GCM Júlio César dos Santos Alves em lugar do também GCM Jozimar Correia. Antes, foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho da guarda e houve uma plenária com trocas de ideias, apelos e elogios.
Na oportunidade, o titular da SESP prestou contas sobre as buscas por acordos de cooperação com o governo federal quando voltou a manifestar defesa pelo porte funcional dos guardas civis. Claudio Luz apontou um empecilho que foi o aumento nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Propriedade Industrial) quando a empresa vencedora da concorrência para a compra de pistolas 9mm e munições se viu impedida de manter valores. Além disso, necessidade de nova autorização do Exército após mudar critérios.
Mesmo assim, falou que segue nas atividades como o curso de prática de tiros e espera ver a guarda armada até o fim do ano. Nesse contexto, o novo comandante da GCM falou que o prefeito Gledson Bezerra vai investir algo em torno de R$ 350 mil, sendo R$ 190 mil na compra de 25 pistolas; 135 mil para 20 mil munições e o restante com outros custos. Júlio Cesar disse que assumia a GCM com tranquilidade por ver a disposição do prefeito em ajudar e o comprometimento da tropa na sua missão.
Jozimar ficou à frente da GCM durante mais de três anos tendo afirmado que a Guarda Municipal de Juazeiro é, hoje, exemplo nacional e agradeceu ao prefeito pelo respaldo que lhe foi dado. Inclusive, na sua gestão, a GCM trocou uma sede insalubre para um quartel que se constitui no melhor do Ceará. Já o secretário Claudio Luz deixou claro o seu compromisso por avanços na normatização da guarda para que todo cidadão conheça de perto as atribuições e saiba como recorrer a estas.
Após agradecer o trabalho de Jozimar e almejar sorte ao novo comandante, o prefeito prometeu inaugurar em breve a sede própria da GCM com toda a estrutura necessária no lugar onde funcionou a Delegacia da Polícia Federal. Falou ainda sobre as criações do GAM (Grupamento Ambiental Metropolitano), o NAP (Núcleo de Atenção Psicossocial) e as capacitações permanentes. Destacou mais a entrega de novo fardamento, viaturas, motos e as convocações de mais 65 guardas aprovados no último concurso público dos quais 35 eram do cadastro de reserva.
Fonte: Miséria
Nenhum comentário:
Postar um comentário