terça-feira, 23 de abril de 2024

Ceará registra 72 açudes sangrando e alcança melhor marca desde 2009


O ano de 2024 está sendo positivo em termos de aportes para os reservatórios do Ceará. Com a marca de 7,23 bilhões de metros cúbicos, o montante de aporte superou o ano de 2023, fato que ajudou a alcançar a marca de 72 açudes sangrando, melhor número desde 2009.


Nesta terça-feira (23 de abril de 2024), registraram sua capacidade completa os açudes São Domingos II, em Caririaçu, e o Martinópole. Este último não registrava evento de sangria há 15 anos.


O volume total acumulado no estado é de 54,8% da capacidade total. Outros 12 açudes estão com mais de 90% da capacidade total. Entretanto, 22 reservatórios seguem com menos de 30% de volume total.


O volume total é reflexo dos bons aportes nas bacias hidrográficas do Estado. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%, com destaque para o Baixo Jaguaribe e Litoral que registram 100% de seu armazenamento.


A região do Curu recebeu uma recuperação significativa. No início deste ano, antes do início da quadra chuvosa, a bacia estava com 26% da capacidade total. Hoje se encontra com 66% de reservas hídricas acumuladas, numa situação confortável.


Em alerta

Apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 22 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, “destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço”, conforme destacou Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.


Lista de açudes sangrando:


Acarape do Meio

Acaraú Mirim

Amanary

Angicos

Aracoiaba

Araras

Arrebita

Batente

Benguê

Cachoeira

Caldeirões

Carmina

Catucinzenta

Cauhipe

Caxitoré

Curral Velho

Desterro

Diamante

Diamantino II

Do Batalhão

Do Coronel

Edson Queiroz

Ema

Fogareiro

Forquilha

Frios

Gameleira

Gangorra

Gerardo Atimbone

Germinal

Itapajé

Itapebussu

Itaúna

Jatobá II

Jenipapo

Jerimum

Junco

Macacos

Malcozinhado

Martinópole

Missi

Mundaú

Muquém

Olho d'Água

Pacajus

Patos

Pesqueiro

Poço do Barro

Poço Verde

Premuoca

Quandú

Quixeramobim

Riacho do Sangue

Rosário

Santa Maria de Aracatiaçu

Santo Antônio de Aracatiaçu

Santo Antônio de Russas

São Domingos

São Domingos II

São José I

São Mateus

São Pedro Timbaúba

São Vicente

Sítios Novos

Sobral

Sucesso

Tejuçuoca

Tijuquinha

Tucunduba

Ubaldinho

Umari

Várzea da Volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário