O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na quinta-feira (16 de maio de 2024) e neste sábado (18), duas serpentes do tipo jiboia no município de Crato. A primeira cobra, capturada na quinta, tem 2,5 m de comprimento, e foi encontrada em um haras situado na localidade de Sítio Palmeirinha dos Britos, no distrito de Ponta da Serra. Já a segunda, foi resgatada no sítio Baixio do Muquém, e tem aproximadamente 1,5m. Ambas foram devolvidas à natureza, distante de imóveis.
Por volta das 14h19 de quinta-feira, os bombeiros militares foram acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para atender uma ocorrência de resgate de cobra na localidade de Sítio Palmeirinha dos Britos. Conforme o solicitante, a serpente estava no interior de um haras e estava alimentanda, após ter predado um frango.
Imediatamente, uma composição da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (2ª Cia/ 5º BBM) do CBMCE se deslocou até o local e resgatou a cobra. O animal foi solto pela equipe na Floresta Nacional do Araripe-Apodi, habitat natural da serpente: onde contará com água e alimentos à disposição, sem precisar entrar em contato com os seres humanos. Já ontem (18), os moradores do Baixio do Muquém, se depararam com o animal nas proximidades da Casa de Farinha da localidade e também próximo de residências, vindo a se distanciarem e de imediato, acionarem os bombeiros para o resgate.
Prevenção
Ao avistar uma serpente, mantenha-se sempre distante e, se possível, registre a mesma com uma fotografia e/ou vídeo. Logo depois, acione os bombeiros militares por meio do número 193. Cerca de 70% dos animais resgatados no Estado do Ceará são serpentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário