Na tarde deste sábado (22 de junho de 2024), por volta das 15h, a Polícia Militar através do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente - BPMA, durante patrulhamento na zona rural do município de Assaré, na região do Cariri, avistou um filhote de gato-do-mato às margens da rodovia CE-292, o qual estava desorientado e assustado na via devido ao fluxo de veículos.
O felino que está sob risco de extinção no Brasil, principalmente ameaçado pelo desmatamento, fragmentação, estradas, comércio ilegal (animais de estimação e peles), matança retaliatória por avicultores, e caça furtiva, foi resgatado de forma segura e, em seguida, encaminhado para a ONG BiodiverSe (unidade de tratamento especializado), em Crato, onde passará por um período de triagem e cuidados veterinários para posteriormente ser devolvido à natureza.
Estes felinos regulam as populações de todas as espécies que constituem as suas presas, impedindo seus excessos populacionais. Do mesmo modo, os carnívoros predadores estão ligados ao controle dos mamíferos herbívoros. Na natureza podem viver entre 12 a 15 anos.
Fonte: Blog do Ambrósio Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário