O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), recuou e desistiu de construir a usina de dessalinização no local originalmente escolhido na Praia do Futuro.
O novo terreno ficará a cerca de 1 quilômetro (km) da proposta anteriormente prevista. A ideia é colocar a usina mais distante dos cabos submarinos. A pressão das empresas de telecomunicações para a mudança de local acontece desde setembro de 2022.
Agora, o terreno dará lugar a um Centro Tecnológico. Conforme o jornal O Povo confirmou com o Governo do Estado, o projeto será um ambiente favorável para atrair mais empresas tecnológicas.
A reportagem ainda apurou que o governador Elmano fez uma articulação com as teles e o Governo Federal para o Centro Tecnológico. A previsão é que na sexta haja reunião com os envolvidos para formalização em Brasília
O local servirá tanto pra formação de profissionais como pra abrigar startups.
Em setembro do ano passado, o governador chegou a criticar a postura das empresas donas de cabos submarinos em relação à construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro.
À época, o governador, em entrevista à rádio CBN, afirmou que as empresas estavam indo além das suas atribuições.
"As empresas de cabos e internet querem ser donas da Praia do Futuro", criticou.
Também no mesmo período, um representante de telecom afirmou ao jornal O Povo que a construção de uma usina de dessalinização geraria risco de apagão da internet no Brasil, pela proximidade com os cabos submarinos da região que ligam à Europa e aos Estados Unidos.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário