quarta-feira, 26 de junho de 2024

Juazeiro do Norte apresenta aumento em acidentes de trânsito em 2024

Foto: Arquivo / Detran

Os acidentes no trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem a cada ano, em decorrência desses acidentes. Na região do Cariri, os números variam por município.


Juazeiro do Norte apresentou um aumento nos acidentes de trânsito, de janeiro a maio deste ano (2024), de acordo com dados do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os meses que mais se destacaram foram janeiro, com 41 ocorrências, e fevereiro com 49. Os cinco primeiros meses somam um total de 191 acidentes. Os registros revelam um aumento de 21 ocorrências, se comparado com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 170 acidentes.


O Crato está na contramão das estatísticas e apresentou uma diminuição nos acidentes em 2024. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 121 acidentes. O diretor do Demutran de Crato, Ricardo Nascimento, afirma que em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma diminuição de 4% nas ocorrências. “Os acidentes acontecem, geralmente, por imprudência, excesso de velocidade e falta de obediência à sinalização”, afirma o agente. Ricardo explica, ainda, que 90% dos acidentes resultam de colisões laterais e traseiras com danos materiais e lesões leves.


Os períodos de comemorações pontuais, a exemplo das festas juninas, a maior movimentação nas vias e o consumo de bebidas alcoólicas são fatores agravantes das infrações que resultam no aumento dos acidentes. Para amenizar a situação, além das fiscalizações, desde 2014 foi estabelecida no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha Maio Amarelo. Ações como distribuição de cartilhas e aulas explicativas nas escolas de ensino fundamental são estratégias da campanha visando conscientizar a população. O objetivo principal é reduzir os acidentes e as mortes que são ocasionadas por essas ocorrências.


Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário