Foto: Arquivo / Detran |
Os acidentes no trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem a cada ano, em decorrência desses acidentes. Na região do Cariri, os números variam por município.
Juazeiro do Norte apresentou um aumento nos acidentes de trânsito, de janeiro a maio deste ano (2024), de acordo com dados do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os meses que mais se destacaram foram janeiro, com 41 ocorrências, e fevereiro com 49. Os cinco primeiros meses somam um total de 191 acidentes. Os registros revelam um aumento de 21 ocorrências, se comparado com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 170 acidentes.
O Crato está na contramão das estatísticas e apresentou uma diminuição nos acidentes em 2024. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 121 acidentes. O diretor do Demutran de Crato, Ricardo Nascimento, afirma que em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma diminuição de 4% nas ocorrências. “Os acidentes acontecem, geralmente, por imprudência, excesso de velocidade e falta de obediência à sinalização”, afirma o agente. Ricardo explica, ainda, que 90% dos acidentes resultam de colisões laterais e traseiras com danos materiais e lesões leves.
Os períodos de comemorações pontuais, a exemplo das festas juninas, a maior movimentação nas vias e o consumo de bebidas alcoólicas são fatores agravantes das infrações que resultam no aumento dos acidentes. Para amenizar a situação, além das fiscalizações, desde 2014 foi estabelecida no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha Maio Amarelo. Ações como distribuição de cartilhas e aulas explicativas nas escolas de ensino fundamental são estratégias da campanha visando conscientizar a população. O objetivo principal é reduzir os acidentes e as mortes que são ocasionadas por essas ocorrências.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário