Os festivais regionais da XXIV edição do Festejo Ceará Junino prometem encantar o público em nove municípios do Ceará a partir desta quinta-feira (27 de junho de 2024). Com o tema “De Caiçara a Sobral: São João de Tradição e Inovação na Cidade do Futuro” e uma variedade de opções de quadrilhas, as apresentações resgatam a tradição junina e proporcionam momentos de alegria e diversão gratuita. Até o final do festival, 21 festejos serão realizados em 18 municípios, reunindo mais de 200 quadrilhas até 14 de julho.
Além da diversão, as festas juninas também impulsionam a economia local. “O São João fomenta toda uma cadeia produtiva que envolve costureiras, designers, dançarinos e técnicos de operação, fortalecendo a cultura nordestina. As festividades cultivam também a cultura alimentar, com as tradicionais comidas típicas, além das brincadeiras juninas”, diz Diego Zaranza, técnico da Coordenação de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará.
A programação já aconteceu no Cariri e em Fortaleza. Nesta semana, as festividades iniciam na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), com o XVI Itajunino: Terreiro Junino dos Sertões de Canindé. Em paralelo, o município de Quixeramobim recebe o Maravilha Junino no Terreiro de Santo Antônio, no Sertão Central, além do Nova Russas Cidade Junina – O Ceará Junino na Capital do Crochê, no Sertão de Crateús.
No sábado (29) e domingo (30), a animação continua com mais cinco festivais. Em Tarrafas, no Cariri, ocorre o IX Tarrafas Junino: a fé move corações no Vale dos Bastiões. Já no Vale do Jaguaribe, o festival Alto Santo Junino: Cordel e Tradições trará toda a alegria dos festejos juninos. Também está programado o III Circula São João Festa no Interior em Jaguaruana e o Croatá Junino 2024 – O São João da Ibiapaba, levando muita animação para a serra de Croatá. No mesmo período, também ocorre o XI Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará, na Praça Juscelino Kubitschek, no Bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza.
Para encerrar a semana com chave de ouro, nos dias 30 de junho e 1º de julho, acontece o XI Cariré Junino – É noite de Fogueira, É noite de Balão, de Bandeirinhas e de Brincadeiras, É noite de São João.
A programação dos festivais e o resultado das competições podem ser acompanhados no perfil do Instagram @festejocearajunino e no site da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br).
Apresentações de quadrilhas por todo o Ceará
A programação geral do evento inclui 21 etapas e segue até 14 de julho, em General Sampaio. Ao todo, 18 cidades participarão do festival, incluindo Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.
A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e produção da Assum Preto Produções.
Serviço
Programação em Tarrafas:
IX Tarrafas Junino: a fé move corações no Vale dos Bastiões – Cariri – Tarrafas
Data: 29 e 30 de junho
Horário: 18h
Local: Escola Luiz Gonzaga (R. Maria Luíza Leite Santos, S/N, Bairro Bulandeiras).
Programação | 29 de junho
18h – Apresentação artística MD e Berg
19h – Tesouro Vivo – Antônio Rafael
20h – Arraiá do Sertão (Tarrafas – convidada)
21h – Quadrilha Santa Antônio (Barbalha)
22h – Rochedo dos Matutinos (Juazeiro do Norte)
23h – Cantando o Nordeste (Crato)
00h – Agremiação Junina Luar do Cariri (Mauriti)
Programação | 30 de junho
18h – Apresentação artística Sol das Manhãs
19h – Quadrilha Infantil Paixão Cariri (Juazeiro do Norte)
19h30 – Quadrilha Infantil Luar do Sertão (Juazeiro do Norte)
20h – Junina Liz de Ouro (Juazeiro do Norte)
21h – Império Nordestino (Milagres)
22h – Arraiá do Banguê (Assaré)
23h – Arraiá Asa Branca (Campos Sales)
00h – Arriba Saia (Várzea Alegre)
01h – Agremiação Junina Cariri (Juazeiro do Norte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário