Na manhã desta sexta-feira (21 de junho de 2024), a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) esteve reunida com integrantes da empresa Regenera, responsável pela coleta, transporte, transbordo e destinação final de resíduos na região do Cariri, mediante contrato assinado com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Comares-Cariri). O objetivo do encontro, que fora conduzido pelo presidente da Agência Cearense, João Gabriel Rocha, foi a apresentação para acompanhamento do contrato de concessão dos referidos serviços.
Entre os tópicos discutidos pelos gestores, cita-se o planejamento das atividades, divididas em três fases, as quais vão desde os planos operacionais até a operação e cobrança pelos serviços; o plano de responsabilidade social; o programa de capacitação e aperfeiçoamento do Poder Concedente; o co-faturamento; e a metodologia de reequilíbrio contratual. De acordo com a gerente de operações, Mariana Sampaio, uma das etapas mais desafiadoras, até o momento, é superar os entraves adjacentes ao co-faturamento. “Gostaríamos, inclusive, de solicitar o apoio da Arce, pois sabemos que essa etapa é fundamental para o futuro dos trabalhos relacionados ao contrato de concessão”, enfatizou Mariana.
Para o presidente da Arce, evoluir o atual cenário de resíduos sólidos trará benefícios não apenas para o Estado como um todo, mas também para outras esferas como o meio ambiente, considerando a significativa quantidade de lixões a serem desativados, e o reflexo disso para cidadãos. “Para que as atividades fluam da melhor forma possível, precisamos de diálogo. Portanto, vamos nos arregimentar internamente com nossas áreas técnicas, incluindo a Procuradoria Jurídica, e, o mais rápido possível, convocaremos os principais atores no processo de co-faturamento para avançarmos com os trabalhos”, complementou presidente do colegiado, João Gabriel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário