Foto: Rodrigo Nunes / MS |
O aleitamento materno é recomendado pelo Ministério da Saúde até, no mínimo, os dois anos de idade. Até os seis meses de vida, o aconselhável é que o bebê receba somente leite materno. Diante dessa realidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criaram o Agosto Dourado, campanha que será realizada nos municípios do Cariri, voltada ao incentivo à prática e à conscientização sobre a importância da amamentação.
Em muitos casos, os bancos de leite são imprescindíveis na alimentação de inúmeras crianças. Em Juazeiro do Norte, o Hospital Maternidade São Lucas (HMSL) atende, em média, 35 bebês prematuros mensalmente. Eles são alimentados com leite humano pasteurizado. Somente um frasco de 300 ml pode alimentar até dez bebês, a depender do volume prescrito para cada dieta. Tanto mulheres que tiveram bebês no hospital ou na rede privada podem ser atendidas pelo banco de leite, além de bebês internados em unidades neonatais.
“Agosto Dourado simboliza a luta em prol do incentivo à amamentação, e o ‘dourado’ são os padrões ouro da qualidade do leite humano”, explica Rosemary Cassiano, coordenadora do Banco de Leite do HMSL. Segundo ela, as campanhas voltadas a sensibilizar mulheres que estão amamentando para serem doadoras são rotineiras, afinal, como destaca, o leite recebido de doação ajuda a salvar vidas. “A amamentação é fundamental para a nutrição e o desenvolvimento do bebê”, enfatiza.
Para ser doadora ou mais informações, ligue para (88) 2131-5035 e peça para falar com a equipe do Banco de Leite.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário