domingo, 14 de julho de 2024

Borboletário do Cariri tem reabertura e recebe a visitação de um grande público


Contribuir com a educação ambiental, formação de pessoal e geração de informações para o conhecimento e a conservação da biodiversidade. Com esse objetivo, foi reaberto na sexta-feira, 12 de julho de 2024, o primeiro Borboletário do Cariri, localizado em Barbalha. O referido equipamento faz parte do Programa Cientista Chefe, vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA), e que está localizado no Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).


No início da manhã, foi realizada solenidade que contou com a presença da Magnífica vice-reitora da URCA, Maria do Socorro Vieira; da diretora do Centro de Ciências Biológicas da URCA, Sírleis Rodrigues; da gestora executiva do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, Charmene Rocha; do diretor executivo do Geopark Araripe, Eduardo da Silva; da vice-coordenadora e pesquisadora do Borboletário do Cariri, Talitha Alves; da coordenadora do Borboletário do Cariri e professora da URCA, Edenilce Peixoto; e do chefe do Núcleo Gestor do ICMBIO, Carlos Augusto; da gestora da APA Horto Padre Cícero, Angélica Leite; e do coordenador do AJA, Wagner Santos.


Vindo de Fortaleza para visitar a família, Ana Liz, de dez anos, adorou conhecer o Borboletário, um lugar, que segundo ela: “É muito bonito, e incrível para conhecer”.


O projeto do Borboletário teve início em 2021, durando até o ano de 2023. Nesse período, 3.793 espécimes pertencentes a 19 espécies foram criadas no Borboletário, recebendo um total de 48.014 visitantes provenientes de todos os estados do Brasil e de 26 países. Além disso, promoveu dois cursos, o “Criando Borboletas” e “Animais Perigosos”, com professores da URCA. Nessa segunda etapa do projeto, 21 espécies serão criadas. Em relação às pesquisas desenvolvidas, serão realizados estudos sobre polinização e o ciclo de vida de duas espécies de borboletas que ocorrem na Chapada do Araripe.


Recepcionando os convidados e o público, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto animou a manhã com uma linda apresentação. Após a solenidade de reabertura do Borboletário, o cantor e compositor Ronaldo Lopes mostrou lindas melodias e harmonias. Chegando ao Borboletário, os visitantes conheceram os produtos da Feira Mirarte, que é formada por pessoas da comunidade do Caldas e entorno, fortalecendo assim os talentos da gente empreendedora do sopé da Floresta Nacional do Araripe. Os visitantes ainda aproveitaram o passeio gratuito no teleférico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário