terça-feira, 23 de julho de 2024

Crajubar registra 210 bebês sem nome do pai no 1º semestre


Dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) apontam que, entre os meses de janeiro e junho de 2024, 210 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe em Crato (57), Juazeiro do Norte (118) e Barbalha (35). Os municípios receberão, em 10 de agosto, o Dia D de atendimentos para mutirão de reconhecimento e investigação de paternidade/ maternidade. As inscrições para o “Meu pai tem nome” podem ser feitas de forma online, pelo site da campanha, até o dia 28 de julho. A iniciativa é do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).


“A gente vivencia casos de abandono intencional. Muitos relacionamentos terminam ainda durante a gravidez. O homem, quando descobre que a mulher está grávida, some. Muitos não registram a criança. Quando registram, não acompanham a gravidez nem prestam assistência”, detalha a supervisora do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), Natali Pontes. Em todo Ceará, a média é que, a cada uma hora e 14 minutos, uma criança nascida no Ceará tenha sido registrada sem o nome paterno. Ao todo, foram 3.805 casos no estado.


O mutirão tem como intuito viabilizar o reconhecimento e a investigação de paternidade/ maternidade para quem busca ter a certidão de nascimento com a filiação completa. As inscrições estão abertas para três situações: casos em que há consenso entre pai e mãe para o reconhecimento, seja a paternidade/maternidade com vínculo sanguíneo ou afetivo (pai/mãe de criação); quando a pessoa apontada como pai tem dúvida sobre o vínculo sanguíneo com a(s) criança(s)/ adolescente(s) e demanda realização de teste de DNA, que será feito na hora; para pessoas maiores de 18 anos que desejam ser reconhecidas como filhas(os) por seus genitores ou pais socioafetivos. O atendimento presencial no Cariri será realizado em Crato, e contemplará todo Crajubar, na Rua André Cartaxo, nº 370, no Centro.


Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário