terça-feira, 30 de julho de 2024

Morre em Juazeiro um dos ourives mais antigos nessa atividade no Nordeste


Um dos mais antigos ourives em atividade no Nordeste morreu na madrugada desta terça-feira (30 de julho de 2024), em Juazeiro do Norte. Hercílio Pereira Lemos tinha 89 anos, residia na Rua São Salvador (São Miguel) e faleceu num dos leitos de UTI do Hospital Regional do Cariri, onde estava internado há 18 dias. Ele se encontrava em tratamento diante de complicações pulmonares e renais.


O seu corpo está sendo velado na Sala Gratidão do Centro de Velório Anjo da Guarda em Juazeiro. Às 14 horas será celebrada missa de corpo presente com sepultamento às 17 horas no Cemitério Parque das Flores, após o cortejo fúnebre passar por ruas do bairro São Miguel, onde morava. Seu Hercílio nasceu no dia 21 de janeiro de 1935 no município de Paulo Jacinto (AL).


De Alagoas, partiu para São Paulo e ali casou com sua conterrânea Maria Neide de Lima Pereira, hoje com 77 anos de idade. Do enlace matrimonial nasceram cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres. Ele tinha chegado ainda jovem ao Juazeiro e aqui tornou-se um dos primeiros ourives com sua oficina passando pelas ruas Delmiro Gouveia, Boa Vista e Clóvis Beviláqua no fabrico de peças as mais diversas em ouro.


O mesmo herdou a atividade da sua mãe com a qual começou a trabalhar no ramo ainda adolescente. Por conta disso, se constituía num dos ourives mais antigos do Nordeste, tendo trabalhado até este ano. Homem muito querido e conhecido em Juazeiro, foi maçom e sócio dos clubes Treze Atlético Juazeirense e Serrano Atlético Cratense no vizinho município de Crato.


Fonte: Agência Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário