A cidade de Crato saltou de 3% para 25% da população beneficiada com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Avanço que se refletiu também em emprego e renda no município.
A Ambiental Crato completa dois anos de atuação, nesta quinta-feira (01), celebrando avanços rumo à universalização do esgotamento sanitário, meta estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê 90% da população com acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até 2023. Desde o início das operações da empresa, em agosto de 2022, a concessionária de saneamento tem ampliado a cobertura de esgotamento sanitário no Crato, passando de 3% para 25% da cidade beneficiada com o serviço. Atualmente, aproximadamente 130 milhões de litros de esgoto são tratados por mês e deixam de poluir os corpos hídricos do município.
O acelerado crescimento de domicílios atendidos com o serviço de esgotamento sanitário foi resultado direto de obras e melhorias realizadas pela Ambiental Crato na infraestrutura do serviço de esgoto e demandas comerciais de água. Até o momento, foram revitalizados 120 km de rede de esgoto e ampliados mais de 4,2 km. Hoje, 75% da cidade do Crato está hidrometrada, percentual que reflete diretamente no consumo consciente, contribuindo para melhorar a distribuição da água do município. Além dessas intervenções, a empresa já revitalizou cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que funcionam 24 horas de forma autônoma, todos os dias da semana.
“Durante esses 2 anos, o nosso trabalho tem gerado mudanças sociais positivas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos cratenses”, afirma o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra. Segundo ele, a cobertura de esgotamento sanitário terá um salto ainda maior nos próximos 36 meses, com aportes financeiros consideráveis destinados à expansão do serviço. “Com a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e os investimentos que estão previstos para os próximos 3 anos, conseguiremos garantir que o saneamento chegue a mais pessoas”, conclui.
Agentes da Dignidade
Ao implantar o serviço de esgotamento sanitário na cidade, a economia local foi beneficiada com geração de empregos diretos e indiretos, além da contratação de fornecedores cratenses para prestação de serviços diversos. Hoje, a Ambiental Crato conta com 98 colaboradores diretos e 99 terceirizados. Ao todo, mais de 90% desse público é composto por cidadãos cratenses, que ajudam a movimentar a renda da cidade.
“Sou muito feliz por saber que o meu trabalho impacta na vida da população. Vi o quanto o saneamento já melhorou a cidade do Crato. Falo também como cliente não só como colaboradora, pois no bairro onde eu moro, várias ruas receberam o saneamento, inclusive em frente à minha casa, que o esgoto era a céu aberto, hoje ele já é tratado na ETE Seminário”, aponta Regina Célia, analista administrativo da Ambiental Crato.
Whandyonor de Oliveira, líder de serviços da Ambiental Crato, é outro colaborador, natural do município, que ver no serviço de esgotamento sanitário um propósito de vida. “Uma das coisas que me motiva trabalhar na Ambiental Crato é acreditar nesse projeto que vai melhorar a vida das pessoas”, certifica. Na empresa desde os primeiros meses de operação, ele projeta no trabalho de saneamento a concretização de um sonho de criança. “Um sonho de criança é conseguir ver o Rio Granjeiro limpo novamente. E agora eu tenho a chance de fazer parte desse projeto. Que no futuro meus filhos e meus netos poderão ver esse rio correndo só a água da chuva e não mais sendo poluído pelos esgotos”, projeta.
Responsabilidade Social
Ao longo desses 2 anos, a Ambiental Crato implantou e fortaleceu o pilar de responsabilidade social da empresa garantindo que o serviço de esgotamento sanitário fosse acessível para todos, promovendo projetos de educação socioambiental e relacionamento com públicos variados de diferentes comunidades do município.
A Tarifa Social, benefício que concede desconto na fatura de água e esgoto para famílias em vulnerabilidade social, foi ampliada em mais de 170%, desde agosto de 2022, quando a empresa assumiu a operação de esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto do município. Hoje, 5.897 imóveis são beneficiados pelo programa, proporcionando dignidade, saúde e qualidade de vida para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Com o programa Afluentes, foram mapeadas 79 lideranças comunitárias, que apoiaram e apoiam a execução dos serviços da empresa, atuando voluntariamente na disseminação de informações sobre os benefícios do esgotamento sanitário e na organização de demandas coletivas da população.
Através do projeto Voluntariado, colaboradores da concessionária doaram seu tempo para realizar melhorias estruturais em ONGs, associações de bairros e instituições de apoio social à comunidade. O diálogo com os cratenses foi ampliando também por meio do programa Portas Abertas, que oportunizou visitas guiadas de centenas de pessoas, incluindo estudantes de escolas públicas, às ETEs, para conhecer como é realizado o tratamento de esgoto e entender como esse trabalho contribui para a preservação do meio ambiente local.
“Nosso objetivo é aproximar a população e dialogar com as lideranças comunitárias e poder público, pois o saneamento deve se desenvolver de forma integrativa com todos esses agentes. Só assim conseguiremos universalizar o esgotamento sanitário e contribuir para o desenvolvimento sustentável e ambiental do Crato’’, afirma Águeda Muniz, que integra a diretoria à frente da Ambiental Crato.
Próximos passos
Até 2033, 90% da população residente na área urbana do Crato e nos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra terão sistema de coleta e tratamento de esgoto, atingindo a meta estabelecida pelo Novo Marco legal do Saneamento.
Nos próximos 3 anos, o Crato passará de 50% da população atendida com o serviço de esgotamento sanitário. Para tanto, será iniciada a Obra da Estação de Tratamento de Esgoto Grangeiro, a maior do município, além de novas extensões de esgoto e a implementação de tecnologias, como o Centro de Operações Integradas (COI), que está em fase final de teste e permite o acompanhamento em tempo real das ETEs.
A Ambiental Crato também manterá as ações sociais vigentes e lançará novas, como a formação da segunda turma do projeto Jovens Pioneiros, iniciativa de tutoria de estudantes do Ensino Médio para o desenvolvimento de projetos na área de saneamento, a execução do Saúde Nota 10, que promove momentos formativos sobre educação ambiental com professores e alunos, além de outros.
Ao longo dos 35 anos de contratos, para universalizar o serviço de esgotamento sanitário, promovendo saúde e bem-estar, emprego e renda e realizar ações socioambientais, serão investidos aproximadamente R$ 250 milhões no Crato, o que possibilitará que toda a população da cidade seja beneficiada pelo serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário