Um estudante da Universidade Federal do Cariri (UFCA) é um dos 10 finalistas do terceiro Desafio Sou Algodão + Casa de Criadores: concurso nacional que revela novos talentos da Moda autoral do país. Artur Leovegildo é discente do curso de Design com ênfase em Moda da UFCA e, no desafio, está sendo orientado pela professora do curso de Design da UFCA, Cleo do Vale.
Com o tema “Ouse Desconstruir”, os participantes foram desafiados a criar uma coleção cápsula com seis peças, todas compostas por, pelo menos, 70% (setenta por cento) de algodão – entre tecidos e malhas.
960 trabalhos de todo o país se inscreveram para o desafio. Na final, cada região do país estará representada por duas coleções. O evento está programado para novembro deste ano, em São Paulo-SP, durante a 55ª do evento “Casa de Criadores”.
Coleção inspirada na Beata Maria de Araújo
No caso da coleção desenvolvida por Artur, intitulada “Exposição de fatos extraordinários”, as peças estão sendo construídas a partir da reflexão do estilista sobre a história da Beata Maria de Araújo. Maria de Araújo é conhecida por ter protagonizado o “Milagre da Hóstia”, no fim do século 19, em Juazeiro do Norte. O episódio ficou conhecido como o primeiro milagre de Padre Cícero, quando uma hóstia teria se transformado em sangue na boca da beata, ao receber a comunhão feita pelo religioso.
De acordo com o estudante, a coleção cápsula em construção pode ser vista como uma forma inovadora de revisitar a história da Beata Maria de Araújo: “É algo que sai do convencional e acredito que possa despertar a curiosidade das pessoas sobre o assunto, [além de] levar o nome dela [para outros lugares], uma personagem de fundamental importância para história do Cariri”, afirmou.
Artur explicou ainda que o projeto enviado para participação no concurso faz parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que já estava em processo de construção quando surgiu a oportunidade de participar do desafio. O TCC está sendo desenvolvido sob orientação também da professora Cleo do Vale.
Inscrição e premiação
Para se inscreverem no desafio, os estilistas precisaram desenvolver os chamados croquis (esboços dos looks da coleção) dos seis looks exigidos, desenvolver a peça de um deles e, ainda, enviar um vídeo de apresentação.
O grande vencedor do desafio receberá R$ 30.000,00 para confecção de sua coleção e entrará para o line-up oficial da edição 2025 do “Casa de Criadores”.
Para o professor orientador da coleção vencedora, o movimento “Sou de Algodão” vai conceder uma bolsa no valor de R$ 10.000,00 para ser aplicada em projetos acadêmicos que tenham como tema e objeto de estudo o algodão e a Moda.
O segundo e o terceiro colocados receberão, respectivamente, 100 e 50 metros de tecidos fornecidos por tecelagens e malharias parceiras do movimento “Sou de Algodão”.
Movimento “Sou de Algodão” e “Casa de Criadores”
Tanto o movimento “Sou de Algodão” quanto o evento “Casa de Criadores” fazem parte da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
O “Sou de Algodão” é uma iniciativa que pretende unir a cadeia produtiva e têxtil do país para estimular o uso do algodão brasileiro na confecção de peças de vestuário – o que pode fortalecer a conexão entre produtores, fiações, tecelagens, malharias, confecções, varejistas e o público final.
Já a “Casa de Criadores” é o principal evento dedicado à Moda e à arte brasileiras. Além disso, o evento também funciona como plataforma para promover novos talentos e contribuir para inovações no mercado de Moda.
Serviço
Curso de Design – Ênfase em Moda
design.iisca@ufca.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário