O Programa “O Sistema de Justiça vai à Escola”, do Ministério Público do Estado do Ceará, chegará à 13ª edição levando orientações sobre direitos, deveres e cidadania a estudantes de mais uma escola pública cearense. Dessa vez a atividade acontecerá na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Alaíde Silva Santos, em Juazeiro do Norte. A atividade é promovida por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, com apoio do 1° Núcleo Regional da ESMP e da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 19).
Voltado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, o programa tem como finalidade desmistificar as atividades dos órgãos de justiça e despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres. Para isso, com uma linguagem simples e acessível, são apresentadas as funções dos operadores do Direito, utilizando como exemplos o juiz, o promotor de Justiça, o defensor público e delegada de polícia e suas missões legais no combate à violência e na garantia de direitos da sociedade. Na ocasião, estudantes e integrantes do sistema de Justiça debaterão sobre temas como armas de fogo, drogas, preconceito, tolerância, bullying e assédio sexual.
As palestras serão ministradas pelo coordenador do programa e do 1º Núcleo Regional da ESMP, promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva; pelo titular da Vara Única da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte, juiz de Direito Péricles Victor Galvão de Oliveira; pelo promotor de Justiça com atuação de Defesa da Infância e Juventude em Juazeiro do Norte e titular da Secretaria Regional Sul do MP, Flávio Côrte Pinheiro de Sousa; pelo defensor público do Estado do Ceará, George Freitas Gregório da Silva; pela delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará, Vanessa Sousa Lomônaco; e pela Coordenadora Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19) e professora da rede pública estadual, Marfra Rejanne Martins Pierre.
O Coordenador José Carlos Félix da Silva, enfatiza que “o retorno do programa neste segundo semestre nos enche de alegria e motivação para transmitir conhecimento aos alunos sobre seus direitos e obrigações, contribuindo para uma sociedade melhor. Desejamos que seja mais uma edição cheia de alegria e conhecimento tal como ocorreu nas anteriores”.
Serviço:
13ª Edição do Programa “O Sistema de Justiça vai à Escola”
Data: 23 de agosto de 2024
Horário: 7h30 às 11h30
Local: EEMTI Alaíde Silva Santos, Rua José Caetano do Salgadinho, s/n, bairro Salgadinho, Juazeiro do Norte
Modalidade: Presencial
Carga horária: 4h/a
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais
Nenhum comentário:
Postar um comentário