terça-feira, 27 de agosto de 2024

Saúde de Juazeiro alerta sobre baixo comparecimento em consultas e exames


Diariamente, cerca de 620 procedimentos são agendados em clínicas, laboratórios e ambulatórios conveniados à Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte. Por mês, são em média 13 mil. Deste total, 3.510, o que representa média de 27%, deixam de ser realizados devido à ausência dos pacientes. Devido à falta de pontualidade, a Secretaria alerta os juazeirenses sobre a importância do comparecimento.


De acordo com a Sesau, desde a implementação do Sistema de Marcação de Exames e Consultas (SIMEC), que possibilita o agendamento direto nas Unidades Básicas de Saúde, o município conseguiu aumentar o número de consultas e exames marcados.


Yago Nunes, titular da pasta, explica que 60% dos pacientes recebem o informativo com dia, horário e local dos procedimentos através do WhatsApp oficial da Secretaria de Saúde. “Os outros 40% são contatados pelos postos de saúde, para que os Agentes Comunitários de Saúde, por meio de busca ativa ou telefone, realizem a entrega. Estamos viabilizando formas para que a taxa de comparecimento, atualmente em 73%, aumente, garantindo que todo o processo, desde a marcação até o resultado do exame, seja concluído”, afirma.


Atualmente, o Município conta com 164 estabelecimentos de saúde parceiros do município, que cobrem demandas de exames laboratoriais, fisioterapia, ultrassonografia e radiografia, além de consultas oftalmológicas, dermatológicas e psicológicas. Para minimizar as faltas, a Secretaria de Saúde solicita que os pacientes com exames laboratoriais e fisioterapias compareçam ao laboratório ou clínica com o encaminhamento, mesmo que a data do procedimento já tenha passado. De acordo com a Sesau, desde abril de 2023, os pacientes com exames e consultas agendados são notificados por mensagem encaminhada pelo número oficial (88) 99904-5443, contendo o local, a data, o horário, os procedimentos agendados, o profissional responsável e a lista de documentos necessários para o atendimento.


Com informações da Sesau e Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário