Foto: Helio Filho |
Entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro de 2024, espaços públicos do Cariri serão palco de performances de artistas do Brasil, da Bolívia e da Guatemala. Esta será a quarta edição do Festival Internacional Sindicato da Performance, que traz como tema “Conflitos no Corpo”. Além das apresentações presenciais e ações formativas, com residências e oficinas, o evento contará com a Mostra de Vídeo Performance, Pedra, Noites e Poemas, com direito a um processo de imersão com os artistas de fora, em que conhecerão mais do Cariri e visitarão alguns espaços.
Lívio Pereira, idealizador e coordenador geral e curador do Sindicato da Performance, explica que as ações dialogam com essa arte, considerada ainda tão marginal, que é a performance. “A gente vem desde a primeira edição conseguindo minimamente consolidar a linguagem da performance no Cariri, que já era uma linguagem que vinha tendo atividades através dos artistas que atuam com ela na região”, afirma, ao dizer que o fato de haver um evento realizado em solo caririense colabora para uma força maior, uma visibilidade maiores e um intercâmbio maiores, que fazem parte dos objetivos.
Entre as novidades da quarta edição, Lívio já adianta algumas: um espaço na Chapada do Araripe para a imersão desses artistas e parcerias com o festival Forma e Sustância, que é realizado na América Central, e a CALLE Bienal, da Bolívia.
“Quero convidar a todas e todos para acompanhar a página do Instagram do Sindicato da Performance (@sind.perfor.art). Lá a gente vai disponibilizar todas as informações de programação, todas as atividades que vão acontecer, onde se inscrever para as formações. Toda a programação é gratuita e aberta ao público”, convida Lívio, ao lembrar que a maior parte da programação é livre para todos os públicos, e finaliza: “Então, fiquem atentos, acompanhem, cheguem junto e participem.”
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário