sábado, 21 de setembro de 2024

MEC anuncia 13 novas escolas de tempo integral no Cariri; confira as cidades contempladas


O Ministério da Educação (MEC) vai investir R$ 572 milhões para construção de 55 escolas de tempo integral no Ceará, no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Os repasses para as novas escolas foram anunciados pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, nesta sexta-feira, 20 de setembro, no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE). O MEC também já repassou mais de R$ 169 milhões para a criação de 28,5 mil novas matrículas em tempo integral no estado e nos municípios cearenses, por meio do Programa Escola em Tempo Integral.   

“A escola de tempo integral ajuda os adolescentes que não têm tanta oportunidade no mundo da educação”, disse Ísis Júlia Lourenço Soares, de 19 anos, aluna da Escola Estadual Waldemar Falcão. “A gente acaba tendo mais estudo, conhecimento e mais tempo com os professores para dialogar sobre os conteúdos e nossas dúvidas.”

“O novo ciclo para pactuação de matrículas está aberto e é fundamental que as redes municipais, estaduais e distrital demonstrem o interesse na participação”, informou Santana. “No Brasil, 68 milhões de pessoas não são alfabetizadas e 480 mil jovens deixam os estudos todos os anos; na maioria das vezes, por falta de escolha. Por isso, a escola de tempo integral, que garante o projeto de vida do aluno, é tão importante.”

Na cerimônia, os representantes dos 54  municípios cearenses beneficiados assinaram um termo de anúncio de investimentos para as obras das novas escolas. O objetivo da criação dessas unidades escolares é melhorar o acesso à educação e ampliar a jornada escolar dos estudantes. As obras fazem parte do primeiro edital do Novo PAC Seleções. Em 2025 será aberto um edital para novas escolas.

As novas escolas serão distribuídas estrategicamente em várias regiões do Ceará, visando atender à demanda por vagas em tempo integral e promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. A expansão faz parte de um esforço conjunto entre o governo federal e o governo estadual, com o apoio de prefeituras locais, para fortalecer o sistema educacional e garantir que os alunos tenham mais oportunidades de desenvolvimento integral.

No Cariri, 13 cidades serão contempladas. São elas: Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Granjeiro, Jardim, Jati, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi, Salitre e Várzea Alegre. Veja aqui a lista completa dos municípios contemplados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário