Antonio Santana tem cem anos de idade e fraturou o fêmur após queda ao se levantar de uma rede (Foto: Naiara Carneiro) |
Aos cem anos, seis meses e 18 dias de idade, o agricultor aposentado Antonio Santana de Oliveira deu entrada no Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Juazeiro do Norte, com uma fratura no fêmur, na região próxima ao quadril.
Proveniente da zona rural do município de Acopiara, seu Antonio sofreu uma queda ao se levantar sozinho da rede onde dormia. A filha, Raimunda Nonata Alves, 60, relata que, apesar dos longos anos de vida, o pai segue ativo e lúcido, realizando algumas atividades com independência.
Após a internação no setor de traumato-ortopedia do HRC, foram feitos todos os exames necessários para a realização da cirurgia da fratura de fêmur, como exames de sangue e do coração, que indicaram que o paciente estava apto para o procedimento.
O médico ortopedista e traumatologista do HRC, Saul Caldas, que realizou a cirurgia de seu Antonio, explica que foi feita uma intervenção com haste intramedular, uma estrutura de metal que mantém o osso estável e alinhado, favorecendo a recuperação óssea e a mobilização.
“Mesmo com a idade avançada, o mais recomendado era a cirurgia, porque se ele ficasse acamado aumentaria muito o risco de infecções, pneumonia, escaras, trombose. Fora a qualidade de vida dele que ficaria muito ruim, porque ficar acamado e com dor no fêmur 24 horas, o que é muito ruim para o paciente”, destaca Caldas.
O procedimento cirúrgico foi bem sucedido. Seu Antonio pôde voltar a andar e já recebeu alta hospitalar. “O sentimento é de muita gratidão, porque eu estava ansiosa. Só tenho muito o que agradecer a toda a equipe do hospital. Só Deus mesmo pra abençoar todos daqui”, afirmou aliviada a filha de seu Antonio, por estar realizando o desejo do pai de voltar para casa, e da melhor forma possível.
HRC é referência em traumato-ortopedia no Cariri
Somente entre janeiro e agosto de 2024, já foram realizadas 2.155 cirurgias ortopédicas no Hospital Regional do Cariri. A unidade foi a primeira da Rede Sesa no interior do Estado a oferecer o serviço de traumatologia na modalidade de porta aberta, sendo referência no atendimento de casos de média e alta complexidade para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas dos 45 municípios que integram a macrorregião do Cariri.
Recentemente, esse serviço também foi implantado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. Em Limoeiro do Norte, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) também já dispõe do setor de politrauma, que completou um ano de funcionamento neste mês de agosto com mais de 9 mil atendimentos realizados, fortalecendo a regionalização dos serviços especializados de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário