Foto: Ascom Semace / Arquivo / Ilustrativa |
A região entre os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar) atingiu um desmatamento de 479 hectares ao longo dos últimos 10 anos, o equivalente a 479 campos de futebol. Os dados foram apurados pela rádio CBN Cariri, com base nas informações da plataforma MapBiomas.
Crato aparece como o mais impactado, com uma média de 227 hectares desmatados por ano. Juazeiro do Norte, maior cidade da região, registrou um desmatamento médio de 133 hectares anualmente, enquanto Barbalha teve uma média de 117 hectares de áreas devastadas por ano.
O coordenador do Laboratório de Climatologia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará de Juazeiro do Norte (IFCE), Basílio Silva Neto, informou à rádio que os desmatamentos contribuem diretamente para o agravamento das crises climáticas atuais.
“Quando a gente fala nessa alteração da paisagem, a gente tem que ter uma responsabilidade de uma alteração pontual que você faça em um determinado local vai ter um impacto gigantesco para toda a sociedade”, pontuou Basílio.
Fonte: Rádio O Povo CBN Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário