Juazeiro do Norte registrou redução nos casos de gravidez na adolescência nas jovens entre 10 a 19 anos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Município nesta semana, apontando uma queda de 39% no casos entre janeiro e agosto deste ano.
Os dados foram apresentados durante a prestação de contas do 2° quadrimestre deste ano. Os índices de 2024 apresentaram uma queda no número de jovens grávidas em relação ao último quadrimestre de 2023, que indicou 131 jovens grávidas.
Entre janeiro e abril de 2023, foram 118 casos. Já entre maio e agosto, a taxa foi reduzida para 113 adolescentes grávidas no município. A Secretaria de Saúde atribui a diminuição à aplicação do programa Atenção Primária à Saúde, com a atuação de equipes de Estratégia de Saúde da Família realizando ações sobre educação sexual e facilitando o acesso a métodos contraceptivos.
O secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Yago Nunes, apontou as estratégias utilizadas para a conscientização.
“As principais ações são o programa Saúde na Escola, a Educação e Saúde, o planejamento familiar com oferta de vários métodos contraceptivos, como também a assistência pré-natal de qualidade que a gente vem ofertando no nosso município”, explicou o secretário em entrevista à rádio CBN Cariri .
No Brasil, 66% das gestações na adolescência são indesejadas, conforme dados do Ministério da Saúde. A desinformação sobre formas de prevenção é um dos principais fatores para os casos de gravidez na adolescência.
As informações são da Rádio O Povo CBN Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário