terça-feira, 8 de outubro de 2024

Juazeiro está entre as 4 cidades do CE beneficiadas por programa do BNDES que levará internet banda larga a territórios em vulnerabilidade social

Foto: Pablo Le Roy/ MCom

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento no valor de R$ 65 milhões para a Highline do Brasil II Infraestrutura de Telecomunicações S.A. expandir a cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP) com a instalação de 181 torres de 4G e 5G em territórios rurais e urbanos no Brasil, incluindo áreas em vulnerabilidade social, em 23 estados, das cinco regiões do Brasil. No Ceará, as cidades beneficiadas são Fortaleza, Juazeiro do Norte, Aquiraz e Caucaia.


Com recursos do Programa BNDES Fust, na modalidade reembolsável, a iniciativa vai ampliar e melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, além de desenvolver novas tecnologias de conectividade com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e promover desenvolvimento econômico e social.


A maior parte dos recursos será destinada à implementação de 145 torres de telecomunicações para atender 124 comunidades espalhadas pelo País e em oito localidades rurais da Bahia, Maranhão e Piauí, localidades selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As demais torres atenderão outros 28 territórios rurais ou urbanos. Os equipamentos de rede que serão instalados nas torres de telecomunicações poderão ser utilizados por múltiplas operadoras.


Para o Governo Federal, a inclusão digital é um fator importante para a geração de emprego e renda. “Esta é a missão do Governo Federal, que é levar internet para as regiões remotas, comunidades carentes urbanas e rurais. O Fust seguirá sendo aplicado em projetos como este, para levar inclusão digital a locais em que a conectividade ainda é um desafio. Isso cria mais oportunidades de emprego e de renda para os moradores, que passam a ter mais acesso a serviços públicos e também privados”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.


Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luís Gordon, o Programa BNDES Fust contribui para expandir o acesso à internet em banda larga fixa e móvel no Brasil. Com qualidade e velocidade adequadas para todos, incluindo localidades urbanas e rurais com oferta inadequada. “O projeto da Highline está alinhado com a política industrial, que prevê a implementação de infraestrutura para a integração produtiva e o bem-estar da população”, destaca José Luís Gordon.


De acordo com Daniel Lafer, CFO da Highline, a maior parte dos recursos será destinada à implementação de mais de 180 torres de telecomunicações para atender a áreas carentes de cobertura espalhadas pelo País e localidades rurais. “A instalação dessas torres em áreas sem cobertura de tecnologia móvel permitirá às operadoras brasileiras ampliarem sua cobertura, contribuindo para a inclusão digital em nosso País”, conclui.


BNDES FUST


O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) foi criado pela Lei 9.998/00, após a privatização do Sistema Telebrás. A iniciativa tem como objetivos estimular a expansão, melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, reduzir as desigualdades regionais e estimular o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade para promoção do desenvolvimento econômico e social.


Com a operação da Highline, desde outubro de 2023, o BNDES já aprovou R$ 721,65 milhões para 11 projetos do Fust, em 250 municípios de 12 estados (Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio de Janeiro), nas cinco regiões do País. No âmbito da educação conectada, os projetos apoiados contemplam a expansão da internet de banda larga para 249 escolas públicas, beneficiando mais de 33,1 mil alunos.


HIGHLINE DO BRASIL


Sediada em São Paulo, a Highline do Brasil II Infraestrutura de Telecomunicações S.A. e é uma fornecedora independente de infraestrutura para o setor de telecomunicações. Sua atuação consiste na construção, operação e manutenção de sites para instalação de antenas de comunicação sem fio, principalmente, torres, rooftops, sistemas indoors DAS2 e small-cells3. Atualmente, a empresa conta com cerca de 140 colaboradores e tem em seu portfólio cerca de 13.500 torres, localizadas em todos estados do Brasil, com contratos take-or-pay de longo prazo com as maiores operadoras do mercado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário