sábado, 5 de outubro de 2024

Região do Cariri têm possibilidade de chuva fraca e isolada neste domingo de eleições, diz Funceme

Foto: Antonio Rodrigues

Nesse domingo, 6/10/2024, que pode ser decisivo para as prefeituras do Ceará, os eleitores devem ficar atentos às possibilidades de chuva em seis regiões. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 


No Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité, as chuvas devem ser "passageiras e pontuais" e podem acontecer no fim da madrugada e início da manhã de domingo.


Pela tarde, a estimativa é que o Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém tenham céu variando de com poucas nuvens a sem nuvens. Nas demais macrorregiões, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens. De noite, a expectativa é que o céu varie entre parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões.


Segundo Agustinho Brito, meteorologista da Funceme, em Ibiapaba, Sertão Central, Inhamuns e Cariri, "as chuvas podem acontecer no período da tarde e noite de forma pontual, isolada e de fraca intensidade, devido à condição da brisa marítima e terrestre, além de efeitos locais, como temperatura, umidade e relevo".


Lucas Fumagalli, também meteorologista do instituto, explica que estas chuvas são conhecidas como "Chuvas do Caju" e se caracterizam por serem chuvas que ocorrem após o período seco, que geralmente tem início em meados de setembro e se estende até novembro.


Temperatura máxima; umidade do ar e velocidade máxima do vento para domingo, 6 de outubro

De acordo com a Funceme, as temperaturas máximas deverão se intensificar no período da tarde e da noite no final de semana nas macrorregiões do Litoral Norte, Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, chegando a 36°C e 40°C. 


A umidade relativa do ar deve ficar baixa nessas regiões, variando de 20 a 30% nos períodos vespertinos. E a velocidade máxima do vento pode ficar entre 40, 50 e 55 km/h na faixa litorânea e regiões de serra.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário