O Borboletário do Cariri, equipamento que faz parte do Programa Cientista Chefe, vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA), e que está localizado no Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), em Barbalha, participará nesta sexta-feira, 29/11/2024, a partir das 13h, do 7º Encontro de Observação de Borboletas: dos borboletários aos ambientes naturais.
Esta é uma iniciativa promovida pelo Instituto Biogeográfico e pelo Canal Terra das Borboletas que busca reunir entusiastas e profissionais da área para a prática da observação de borboletas e mariposas vivas, promovendo a Ciência Cidadã, a inclusão científica e ações exemplares em educação ambiental e conservação de lepidópteros.
A oficina, intitulada “Prática de Observação de Borboletas”, será ministrada pela equipe de entomologia do Borboletário do Cariri. Com atividades práticas e teóricas, o evento abordará aspectos gerais da criação de borboletas para borboletários e técnicas de observação na natureza. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as espécies de borboletas nativas da região que podem ser criadas e liberadas de forma controlada, além de observar as quatro espécies adaptadas no local e aprender sobre o processo de criação desses fascinantes insetos.
A atividade será iniciada com o histórico do Borboletário do Cariri, seguindo para visitação aos espaços de trabalho, como a Casa de Vegetação, o Laboratório e o Telado principal, depois terá a observação prática das borboletas, o cotidiano do manejo no borboletário, finalizando com a trilha pela Floresta Nacional do Araripe (FLONA/Araripe), proporcionando uma vivência de observação em ambiente natural.
Para a oficina, serão disponibilizados recursos que incluem o uso de estereomicroscópio, potes e pincéis para observações detalhadas, além de uma cortesia especial do teleférico para acesso dos participantes ao local da aula prática.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário