Na última terça-feira (12/11/2024), meninos e meninas tiveram um gostinho do que está por vir na aula experimental do curso de Desenho e Ilustração Digital, com início previsto para a primeira semana de dezembro, durante as férias escolares. A turma já está com matrículas abertas em todas as unidades dos Complexos Sociais Mais Infância, entre elas, a de Barbalha.
Sob a orientação do professor Flávio Fernandes, os alunos do Complexo Mais Infância João XXIII exploraram um mundo de tonalidades e formas, dando os primeiros passos para desenvolver suas habilidades artísticas. Entre os participantes estava Pablo Freire, que vivenciou a aula como uma oportunidade que ia além do aprendizado técnico. Para ele, era uma forma de traduzir suas emoções em traços e cores. “Eu quero expressar as formas do meu coração com o desenho”, disse o menino.
Ao lado de Pablo, Aylla Vieira, conhecida por seu amor por histórias em quadrinhos, refletiu sobre a experiência. “Eu gosto de desenhar e sinto calma quando eu desenho”, comentou, revelando a importância que a prática tem para o seu bem-estar. As lições trouxeram para Aylla a possibilidade de transformar sua imaginação em narrativas visuais, enriquecendo suas criações com técnicas que antes pareciam distantes.
A importância do curso foi destacada pelo professor, Flávio Fernandes, que vê na arte um meio de comunicação e desenvolvimento pessoal. “O desenho estimula a criatividade de forma visual. O trabalho com cores e imagens, aliado à tecnologia, ajuda os alunos a desenvolverem novas formas de comunicação e a elaborarem seus sentimentos e vivências”, explicou Flávio. Ele também ressaltou que participar de um curso como esse nas férias une aprendizado e diversão, aproveitando o tempo livre de forma produtiva em um ambiente descontraído e estimulante.
Johnathan Davi mergulhou na aula com entusiasmo, vendo no curso que está por vir uma oportunidade de aprimorar suas habilidades. “Eu gosto do desenho e aqui eu quero melhorar minha caligrafia para desenhar mais. E eu também me diverti muito”, afirmou com um sorriso.
Inscrições abertas
As matrículas já estão abertas para adolescentes de 12 a 14 anos. Com carga horária de 20 horas, a atividade oferece 30 vagas por turma, nos Complexos Mais Infância João XXIII, Cristo Redentor e Curió, em Fortaleza, e no Complexo de Barbalha, no Cariri. As aulas acontecem no período da manhã, duas vezes por semana, e abordam técnicas de desenho livre, utilizando materiais tradicionais, como papel, lápis e borracha.
Ao longo da formação, os participantes aprenderão sobre composição de paisagens, sobreposição de camadas, transparências e fundamentos de animação gráfica. Além disso, o curso introduz os jovens a ferramentas digitais, como Paint, Sketches, Adobe Fresco e Kritta, para ajustes e criações em dispositivos móveis.
Serviço
Matrículas abertas para curso de Desenho e Ilustração Digital nos Complexos Mais Infância
Início das turmas: 02 de dezembro
Turno: Manhã
Público: Adolescentes de 12 a 14 anos de idade
Complexo Social Mais Infância de Barbalha
Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Santo Antônio, Barbalha (antigo prédio do CSU)
Telefone: (85) 98788-1211
Nenhum comentário:
Postar um comentário