A Polícia Militar através do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente - BPMA, por volta das 09:00h desta terça-feira (12/11/2024), após atender uma ocorrência repassada pelo Disque-Denúncia da Coordenadoria de Inteligência (COIN) da SSPDS, referente a criação e comercialização ilegal de animais silvestres, se deslocou até a Vila São Bento, em Crato.
Ao chegar no local, foi constatado a veracidade da denúncia, onde diversos pássaros foram visualizados pela composição no quintal da residência, todos em gaiolas.
Após o infrator, um homem de 54 anos, informar que não tinha autorização para criar os referidos animais, foi dado voz de prisão a ele e o mesmo foi conduzido juntamente com os pássaros silvestres para a Delegacia Regional de Crato.
Foram apreendidos 11 pássaros silvestres, dentre eles: 01 Galo da Campina; 02 Vianas; 03 Bicos de Prata; e 05 Careta.
Diante dos fatos, os animais juntamente com o homem foram apresentados à autoridade competente, o qual lavrou em desfavor do conduzido o Termo Circunstancial de Ocorrência - TCO, pelo art. 29 da Lei de crimes Ambientais.
A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Os animais foram encaminhados para a ONG BiodiverSe onde passarão por um período de triagem e cuidados médicos veterinários para em seguida serem devolvidos à natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário